UTFPR Campus de Toledo dá posse ao novo diretor e inaugura Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos

A sexta-feira (25) foi um dia marcante para o Campus de Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Um evento realizado no auditório da Universidade marcou a inauguração do Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos (LaBim) e também a troca de direção da Unidade de Toledo da UTFPR.
Elder Elisandro Schemberger tomou posse como diretor-geral da UTFPR - Toledo, cargo que ele já ocupa desde o dia 01º de janeiro de 2022, mas agora assume de maneira oficial. Elder ficará no cargo até 31 de dezembro de 2025. Ele foi eleito em eleições realizadas no segundo semestre de 2021. O novo diretor assume o lugar deixado por Rodolfo Vertuan, que foi diretor entre 01º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2021.
Elder Schemberger é formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e possui doutorado em Sistemas Biológicos e Agroindustriais também pela Unioeste. Ele é professor da UTFPR - Toledo desde 2014. Entre 2020 e 2021, o professor foi coordenador do curso de Engenharia da Computação da UTFPR - Toledo.
Elder disse estar muito feliz por assumir o cargo de diretor-geral da Universidade e ressaltou que o seu gabinete estará sempre aberto a todos. “Estou muito feliz e motivado em assumir a direção da UTFPR - Toledo. Hoje eu não vou citar o meu modelo de gestão, ou as principais metas e propostas para o mandato, pois acredito que não seja o momento. Creio que seja caminhando junto com todos que vamos nos conhecer e assim aos poucos poderemos colocar os nossos projetos, metas e métricas em prática. Ressalto que o gabinete estará sempre aberto para visitas, reuniões, sugestões, críticas e afins. O gabinete é para isso, para que todos sejam ouvidos”, disse o novo diretor.
O ex-diretor Rodolfo Vertuan ressaltou alguns dos pontos positivos dos seus quatro anos de mandato à frente do Campus. “Eu nunca esquecerei das pedras no caminho durante os quatro anos à frente do Campus, mas também nunca me esquecerei das flores. Dentre as muitas ações desenvolvidas entre 2018 e 2021, destaco a criação do Conselho de Campus, que para mim foi a mais importante. O Conselho foi criado de forma democrática, contando inclusive com audiências para discutir sua composição e regimento. Também destaco a finalização dos projetos do Bloco G e Biblioteca; a finalização do Restaurante Universitário; a criação e colocação em ação do Comitê de Áreas Verdes; aproximamos a direção das representações estudantis e com eles desenvolvemos projetos importantes como os Jogos Internos da UTFPR (JIO); a realização de festas juninas com a comunidade; UT Festival; ações de arrecadação de alimentos durante a pandemia; criamos o Fique Bem na UT; destinamos recursos para a construção das passarelas entre os blocos A, C e E; recursos para a construção de salas de pesquisa; implantação de painéis fotovoltaicos em parceria com o Governo Federal; reforma de vários laboratórios; a implantação do laboratório para a realização de exames RT-PCR; e a finalização do processo de doações de dois terrenos para UTFPR, um pela Prefeitura e um pelo Biopark”, pontuou Vertuan.
Rodolfo Vertuan saiu do cargo de diretor-geral, mas agora assume outra função importante na UTFPR. Ele passa a ser o novo pró-reitor adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias. Sobre o novo desafio, Vertuan expressou a sua grande expectativa e reforçou a enorme responsabilidade que assumirá. “Eu inicio as minhas atividades formalmente em março, mas já estou me inteirando da pasta e entendendo um pouco mais da responsabilidade que terei de assumir. Espero poder atender as expectativas do reitor, vice-reitor e pró-reitor. Estarei lotado em Toledo e daqui rodarei todo o Paraná devido a função e assim pretendo contribuir ainda mais com o Campus de Toledo e com todos os Campus dos municípios do Oeste”, concluiu o ex-diretor.
Quem também se fez presente na solenidade foi o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho. Ele pontuou alguns dos destaques da UTFPR como um todo e também do Campus de Toledo. “Em 15 anos o Campus de Toledo da UTFPR já formou mais de 1.000 profissionais e desde quando assumi como reitor em 2018 entregamos mais de 5.000 diplomas em todos os Campus. Formamos mais de 700 mestres e 100 doutores. A UTFPR segue formando excelentes profissionais mesmo em um momento de pandemia. Somos uma das únicas Universidades Federais brasileiras que está com o seu calendário acadêmico em dia, graças ao esforço de toda a comunidade educacional. Agora no dia 03 nós iniciamos um semestre mais próximo do normal, para fazermos o que mais sabemos, que é formar profissionais”.
Algumas autoridades do município de Toledo e região e da comunidade acadêmica também se fizeram presentes na solenidade, dentre elas, o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Leoclides Bisognin (MDB), o vereador Professor Oseias Soares (Progressistas), e o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva (Republicanos).
Beto Lunitti colocou a Prefeitura à disposição da Universidade para o fortalecimento das parcerias já existentes e para o avanço de novos projetos. “A gente entende que a Universidade tem que estar sempre junto das pessoas e de seus alunos, mas o Município também precisa abrir as portas. Por isso, reafirmo o compromisso da Prefeitura com essa instituição”, falou o prefeito Beto Lunitti.
LaBim
Para encerrar a solenidade houve a inauguração do Laboratório de Biotecnologia e Microrganismos (LaBim). O espaço tem aproximadamente 50 m², divididos em três laboratórios. A estrutura será utilizada para a execução de exames moleculares para diagnósticos de doenças infecciosas. Outro ponto importante são os modernos equipamentos, que proporcionarão a realização de exames RT-PCR para o diagnóstico do Novo Coronavírus (Covid-19).















Procura-se: cachorrinho desaparecido na região do Santa Clara 4 (Jardim Europa)