20ª Regional de Saúde de Toledo tem 32 pacientes na fila de espera por leitos de UTI Covid-19


Foto: Divulgação
A situação imposta pela pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) segue crítica em Toledo e região. O que mais evidencia isso é a lotação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19. Aliado a isso, a 20ª Regional de Saúde de Toledo ainda conta com 32 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19 e com 11 pessoas esperando por vagas de enfermaria, o que totaliza 43 cidadãos na fila de espera por leitos hospitalares.

A 20ª Regional de Saúde de Toledo possui 62 leitos de UTI Covid-19, dos quais 61 estão ocupados. As 62 vagas são destinadas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão divididas entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, e o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

O momento delicado também é ratificado pela lotação dos leitos de UTI Covid-19 em hospitais particulares e que atendem por meio de convênios. Nos últimos dias o Hospital Bom Jesus chegou a informar que os seus leitos de UTI geral também estavam lotados.

No Pronto Atendimento Municipal (PAM), mais conhecido como Mini Hospital Doutor Jorge Milton Nunes a situação de esgotamento da estrutura também é observada. O PAM está próximo do seu limite de atendimento, com insumos, medicamentos e profissionais cada vez mais perto de seu limite.

Os índices elevados de novos casos e óbitos são outros dados que demonstram a gravidade do momento. Em Toledo, somente nos últimos 19 dias foram mais 38 óbitos relacionados à doença (média de dois óbitos por dia), e mais 1.744 novos casos da enfermidade.

O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, deixou evidente a dificuldade do atual cenário e lembrou da importância da vacinação. “O momento atual continua muito complicado. Estamos enfrentando muitas dificuldades, principalmente no que diz respeito à falta de leitos de UTI Covid-19. Por isso eu lembro da importância da vacinação e peço para que todos fiquem atentos aos cronogramas dos municípios e procurem se imunizar quando chegar a sua vez, assim como façam a devida procura da segunda dose na data marcada”, concluiu Locatelli.

Macrorregião Oeste

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; Cascavel; e Pato Branco o momento também é preocupante. O principal motivo para preocupação continua sendo a lotação dos leitos de UTI Covid-19 no SUS, hospitais particulares e convênios.

Na presente data a Macrorregião Oeste tem 91 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19 e 51 pessoas esperando por vagas de enfermaria. No total são 142 cidadãos na fila de espera por leitos hospitalares.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias