Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre


Foto: Toledo News

Estamos cada vez mais próximos do Natal. No evangelho do último domingo, 19, nos alegramos com o encontro de Maria e Isabel: duas mulheres, uma jovem e outra idosa, grávidas pela ação maravilhosa de Deus. Este encontro nos conduz à reflexão de um aspecto essencial do mistério do Natal: a função insubstituível da Virgem Maria para o encontro da humanidade com Deus. O próprio Deus age pessoalmente para salvar o seu povo: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. 

São Lucas insere o relato da visitação de Maria a Isabel entre as duas anunciações (a Zacarias e Maria) e os dois nascimentos (de João Batista e Jesus). É evidente a intenção do evangelista de apresentar um plano de salvação onde se encontram as vidas do precursor (João Batista) e o Messias (Jesus). No ventre de suas mães os dois se encontram e pulam de alegria. 

O evangelizar faz notar que Isabel e Maria participam do plano divino da salvação. O anjo que anuncia a Maria o nascimento extraordinário de seu filho Jesus, anuncia também a Isabel que ela será mãe de um outro filho na sua velhice. É a fé nesta Palavra que faz Maria ir às pressas a Isabel. A saudação de Isabel chama a atenção da fé de Maria e sua obediência à Palavra: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Maria é a mulher de fé, que colocou a sua vida ao serviço do plano de Deus. 

Maria se torna condição e possibilidade do encontro com Deus feito carne que se comunica com a humanidade. Maria é mãe dos fiéis. Por isso o evangelho de hoje nos convida a esperar e crer no encontro com Cristo através de Maria. Todos os povos, através do precursor, são misteriosamente “visitados” por Maria, portadora da salvação e da santificação realizada pelo Verbo que ela carrega em seu ventre. 

Como João Batista pulou de alegria no ventre de Isabel ao ouvir a voz da mãe do Salvador que o visitava, assim também todos os povos exultarão de alegria quando reconhecerem a visita da mãe do Salvador e, através dela, aquele que nasce de Maria, o filho de Deus que é doado e se doa a todos os povos, mesmo àqueles que ainda não receberam o evangelho da salvação. 

O que podemos aprender da liturgia do final de semana? As várias reações de Maria diante da grandiosidade do projeto de Deus chamam a nossa atenção. “Eis aqui a serva do Senhor” é sua resposta diante do mistério de Deus. Ela aceita participar do projeto salvador de Deus e oferece o que tem de mais precioso: sua vida, sua liberdade. Em seguida, sua prontidão em servir a faz livre porque não pensa em si, mas coloca o ouvido atento a quem necessita. São ações que questionam a vida egoísta e cômoda que muitas vezes levamos. Deus nos chama todo instante para revelar sua vontade, para nos mostrar alguém que precisa de nós, para rezar, para ajudar alguém. Devemos estar sempre atentos e habituados a ouvir Deus pronunciando meu nome e pedir coragem suficiente para dizer: “Eis-me aqui”.

Que o nascimento de Jesus anime e fortaleça nossa fé e robusteça nossa vontade em acreditar que é possível um mundo mais fraterno e solidário. Deus acredita em nós, por isso nasce de novo e sempre. Feliz Natal a todos!

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias