Com alto índice de vacinação, Toledo bate de frente a Covid-19


Foto: Freepik

Toledo vem alcançando números expressivos no combate ao Novo Coronavírus (Covid-19). Em um levantamento divulgado recentemente, 86,00% dos toledanos com 12 anos ou mais já receberam a segunda dose da vacina, quantidade que ultrapassa 100 mil pessoas.

Ao todo, 117.825 já tomaram a primeira dose, 4.354 a dose única e 11.697 a dose de reforço. Mesmo com esses registros, algumas pessoas ainda passam por graves complicações causadas pela Covid-19 e, às vezes, esses casos evoluem para fatalidades.

Fernando Pedrotti, diretor geral de Saúde de Toledo, explica que toda situação possui sua peculiaridade. “Temos diferentes situações. Em algumas delas houve o óbito de pessoas não vacinadas, de pessoas vacinadas somente com a primeira dose e outras de pessoas vacinadas com as duas doses. Em contrapartida, não temos nenhum óbito de quem tomou a dose de reforço”, comenta.

Pedrotti ainda complementa que, por conta das vacinas não garantirem uma proteção total, é importante que todos estejam com suas vacinas em dia e que procurem pela dose de reforço. “As vacinas contra a Covid-19 oferecem cerca de 95,00% de proteção contra o vírus. Essa é uma das razões pelas quais se faz tão importante a dose de reforço”, declara.

As doses de reforço são disponibilizadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e devem ser feitas após cinco meses da aplicação da segunda dose vacinal. Ela é destinada para pessoas que possuem 18 anos de idade ou mais.

Cuidar de si é cuidar do próximo

A vacinação é um ato coletivo. Quanto mais pessoas vacinadas, menor a taxa de circulação do vírus e a chance de haver pessoas contaminadas. Dessa forma, as vacinas possibilitam um cenário com menos casos graves.

Pedrotti exalta a importância dos altos números de vacinados. “Somente assim conseguimos diminuir a circulação viral, as taxas de transmissão e, com isso, o número de novos casos. Eu diria que o avanço da vacinação é proporcional ao decréscimo dos casos, quanto mais avançamos mais os casos deminuem”, pondera.

A importância da vacinação e dos demais cuidados

A semana passada foi um período marcante para a cidade de Toledo. Nessa data, o município teve o menor número de novos casos desde o início da pandemia na cidade. “Na última semana, registramos 33 novos casos positivos em toda uma semana. Há quase um ano e meio, nós não tínhamos uma situação tão favorável em relação a Covid-19”, disse Pedrotti.

Apesar dos avanços, é importante que a população continue praticando todos os cuidados contra a propagação do vírus, são eles: a devida utilização das máscaras de proteção; que sejam frequentemente lavadas as mãos utilizando água e sabão e álcool em gel 70,00%; e que as pessoas evitem aglomerações

Não deixe sua vacina para amanhã

Como dito anteriormente, quanto mais cuidados e pessoas vacinadas, menor a chance de contaminação. Sendo assim, surge a importância de estar com todas as doses da vacinação em dia, como comenta Pedrotti. “Uma única dose não protege. É fundamental que as pessoas completem o esquema vacinal com duas doses da vacina e com a dose reforço.”, finaliza.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias