Bruxismo: Em Toledo o local mais indicado para resolver esse problema é Oral Studio
 
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019 Fale Conosco Redação: (45) 9.9800-7080

Como estimular os pequenos a escovar os dentes? Veja dicas

Variedades | 19/03/2019 | 09:03 |
| Fotos: Notícias ao Minuto |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Educar as crianças sobre a importância da higiene bucal diária é uma tarefa que exige paciência e criatividade. Desde cedo, a escovação deve ser um hábito diário e deve contar com a supervisão de um adulto no momento da limpeza.

Segundo Claudia Cinelli, odontopediatra e membro da Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a recomendação é fazer a higiene ao acordar e sempre após as refeições. “A escova de dente deve ter cerdas macias e cabeça pequena para facilitar os movimentos e o creme dental precisa conter flúor, uma concentração mínima de 1.100 ppm, pois como comprovado cientificamente, essa quantidade é efetiva para prevenção de futuras cáries ”, diz a especialista.

Sobre a quantidade de creme dental, a odontopediatra Claudia diz que depende da idade. O ideal é iniciar com uma pequena porção (correspondente a meio grão de arroz) e aumentar aos poucos até a medida de um grão de ervilha, conforme o crescimento da criança. Outra recomendação para habituar as crianças à limpeza dos dentes é o próprio exemplo dos pais. Ao participarem juntos da escovação dos pequenos, os responsáveis mostram que a escovação faz parte dos hábitos diários.

Durante a higienização, brincadeiras lúdicas como músicas, livros e fazer interação com personagens que a criança goste também podem tornar a escovação mais agradável. Deixar a criança escolher a cor ou o personagem da escova dental facilita a familiarização com o objeto que será usado diariamente.

Orientação para os pais

A odontopediatra afirma que os pais devem ser orientados a realizar a escovação dos filhos desde o aparecimento do primeiro “dente de leite”. Nessa fase, a recomendação é que os adultos tenham total responsabilidade pela higiene da criança. A partir dos três até os cinco anos de idade a criança pode iniciar a escovação sozinha, mas sempre sob a supervisão dos pais.

“A habilidade manual das crianças para a adequada escovação é adquirida aos poucos, por isso, é recomendado que os responsáveis acompanhem a higiene bucal até os nove anos de idade”, explica ela. Os cuidados com a saúde bucal não devem ser deixados de lado durante o período em que a criança está na escola. Também cabe à instituição incentivar as crianças a fazerem a higiene. Para promover as boas práticas, o colégio pode oferecer oficinas e aulas que abordam o tema, além de estabelecer um horário para escovação conjunta como efeito motivacional para os pequenos.

A odontopediatra e membro da Câmara Técnica do CROSP, Claudia Cinelli, destaca alguns cuidados essenciais para os pais sempre estarem atentos:

- A boca é a porta de entrada de várias bactérias e, por isso, é preciso manter os dentes sempre limpos para que elas não se multipliquem e causem danos aos dentes e tecidos adjacentes.

- Os doces, sob qualquer forma, são os grandes vilões da boca. Eles têm açúcar e são encontrados em refrigerantes, bolos, balas, chicletes, bolachas, biscoitos, achocolatados, leite de soja, sucos artificiais, entre outros. De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED), a orientação de ingestão de açúcar deve ser feita somente após os dois anos de idade e no máximo duas vezes ao dia.

- O núcleo familiar deve estar envolvido com as estratégias de prevenção, que incluem a alimentação adequada e escovação/higiene oral correta.

PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL