Expo Dubai: Toledo se reúne com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira


Foto: Divulgação

O Paraná ganhou destaque no Pavilhão Brasil da Expo Dubai 2020. O mundo todo acompanha o evento e Toledo integra a Paraná Business Experience, com o intuito de se posicionar para atrair investimentos internacionais por meio da apresentação das potencialidades do município. A missão é liderada pelo governo estadual e a comitiva toledana conta com representantes da administração municipal, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e do Biopark. 

 Na segunda-feira (11) e terça-feira (12) ocorreram os eventos de apresentação dos setores econômicos do Estado e também a assinatura de alguns termos de cooperação. Também na terça-feira, o secretário do Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo, se reuniu com o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Osmar Vladimir Chohfi. Durante o encontro foram apresentados dados referentes ao município. 

 Osmar Chohfi lembrou que o Paraná tem grande relevância em relação ao fornecimento de alimentos ao mundo árabe. “O mundo árabe se moderniza com uma rapidez extraordinária. O nosso objetivo agora é aproveitar esse ambiente de oportunidades para promover um intercâmbio de startups e atrair ainda mais investimentos em tecnologia”, concluiu. 

 A reunião também contou com a representação da CDIAL HALAL, uma filial do Grupo CDIAL que monitora o abate Halal. A Certificação Halal agrega valores muito superiores aos produtos. “Na reunião com a CCAB foi destacada a importância da certificação halal no abate, mas não somente isso. Vale para outros produtos e serviços oferecidos aos islâmicos, que são hoje 26% da população mundial. Há um mercado de 3,2 trilhões de dólares no mundo para este público”, comenta. 

 Bonaldo acrescentou ainda que a intenção de Toledo participar da comitiva é mostrar, em consonância com o estado, o que Toledo tem a oferecer para o mundo, demonstrando a qualidade de vida, potencialidades educacionais e desenvolvimento tecnológico. “Isso nos rendeu um lugar entre os cinco municípios paranaenses dentre os 399 do estado que participam deste momento ímpar”, comentou. 

 Bonaldo ainda acrescenta que as imagens de Toledo constantemente estão em evidência no stand paranaense, atraindo olhares e perspectivas de desenvolvimento. O secretário ainda explicou que a Expo Dubai é dividida em três distritos, sendo eles oportunidade, mobilidade e sustentabilidade, este último é onde o Brasil está situado. “A gente consegue ir nos pavilhões dos países e ver o que eles estão desenvolvendo. Experiências com inteligência artificial, a automação em muitas frentes, algo surreal”.

 Nesta quarta-feira (13), o secretário Diego Bonaldo participou do ‘Global Business Africa’, momento onde foram expostas experiências africanas e árabes para o desenvolvimento econômico.