Falta de energia elétrica e água são registradas em diversos bairros de Toledo


Foto: Adiel Soares - Toledo News

Muitas pessoas possuem um sentimento especial pela chuva, a defendendo de todas as formas, mas, quando acontece em grande quantidade ou acompanhada de granizo e fortes ventos, alguns malefícios podem surgir. Nesse caso, desde a madrugada da última quinta-feira, 14, a região Oeste do estado enfrentou chuvas intensas e temporais. Por conta disso, alguns lugares foram mais afetados que outros e, dessa mesma forma, aconteceu em Toledo, onde diversos locais estão sofrendo com a falta de água e energia elétrica.

Em relação à falta de energia, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que um total de 88,3 mil unidades consumidoras estão aguardando o restabelecimento do fornecimento de energia, onde, cerca de 38,6 mil, são na região Oeste e Sudoeste e, aproximadamente, 1.450 em Toledo.

“A Copel está com mais de 160 equipes nas ruas nesta manhã, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível. No momento, há 2.600 emergências para atendimento e a lista de estragos é grande: 53 alimentadores abertos, cerca de 110 postes quebrados e muitos cabos rompidos.”, comunica a Copel.

Sua residência e/ou comércio está sem luz? A notificação pode ser feita através do site da Copel, aplicativo, pelo pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp (41) 3013-8973.

Referente ao abastecimento de água, pelo menos os bairros Jardim Porto Alegre, Jardim Gisela, Jardim Concórdia, Bandeirantes e Jardim Independência estão sofrendo por sua falta, isso por conta da ausência de energia.

“A falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas continua afetando os sistemas de abastecimento de água em diversas cidades e distritos das regiões Oeste e Noroeste do estado. Apesar de todos os esforços das equipes da Copel, algumas unidades de produção e de distribuição de água ainda estão sem energia, inviabilizando a sua operação.”, informa a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Durante a confecção desse material, uma equipe da Sanepar do município está trabalhando na instalação de um gerador na estação que bombeia água para os bairros citados acima. Conforme informado em nota, a normalização do abastecimento está prevista para a partir das 22h00 de hoje.

Um fato curioso também foi explicado pela equipe de comunicação da Sanepar. “Como existe a falta de água se está chovendo?”, conforme a nota, para que o abastecimento da água ocorra, é necessário o funcionamento de um maquinário que é composto por diversos equipamentos, onde, quando está sem energia elétrica eles podem não funcionar, acarretando o surgimento desse problema.

“Todo maquinário e equipamentos de grande porte nas mais de 3.400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua precisam do fornecimento de energia. Em todo o caminho percorrido pela água há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação, e todos esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.” finaliza.

Também permanecem com o abastecimento comprometido pela falta de energia as cidades de São José das Palmeiras; Formosa do Oeste, Maripá; e o distrito de Vila Candeias; Diamante do Oeste; Iracema do Oeste; Guaíra; e os distritos de Luz Marina, em Toledo, São Judas Tadeu, em São Pedro do Iguaçu, Carajá, em Jesuítas, e Central Santa Cruz, em Cafelândia, os distritos de Palmital, Palmitópolis e Marajó, em Nova Aurora, e São Camilo, no município de Palotina.

Na regional de Cascavel estão sem energia os sistemas de Corbélia e o distrito de Ouro Verde do Piquiri, Ramilândia, distrito de Ibiracema, em Catanduvas, e o distrito de São João do Oeste, em Cascavel.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias