Fórmula 1 termina com título de Max Verstappen, mas acima de tudo com final de arrepiar


Foto: Toledo News

2021 foi um ano incrível para a Fórmula 01! As disputas pelo título voltaram e desta vez com ‘alta velocidade’. Max Verstappen e Lewis Hamilton protagonizaram a temporada mais incrível e acirrada de toda a história da categoria.

Desde 1974, quando Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni chegaram ao grande prêmio derradeiro empatados, algo sequer parecido não acontecia. Nesta temporada Max e Lewis iniciaram a corrida final com 369,50 pontos.

Quando a última corrida do ano começou no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a emoção pôde ser notada logo de cara. Na primeira volta os líderes do Campeonato quase se tocaram. Um acidente envolvendo os dois daria a conquista a Verstappen, já que tinha uma vitória a mais na temporada.

Ao longo da corrida muitas coisas aconteceram, até que Hamilton assumiu a ponta e Verstappen chegou ao 2º lugar. Em um grande prêmio com vários acidentes e entradas do Safety Car, além das muitas reviravoltas.

Quando o final da corrida e da temporada se aproximavam, Lewis Hamilton liderava com mais de 10 segundos de vantagem, detalhe os seus pneus estavam muito mais desgastados do que os do holandês, uma vez que os dois optaram por estratégias diferentes na hora da troca de pneus. mas de qualquer forma só algo muito diferente poderia tirar o 8º título mundial de Hamilton.

Mas a temporada precisava ser épica, era necessário ser diferente e ela foi. Nas últimas voltas o canadense Nicholas Latifi da Williams se acidentou e o Safety Car precisou dar as caras novamente. Com isso, os 10 segundos de vantagem do inglês ruíram e os dois foram colados para a volta derradeira, momento em que a corrida foi retomada.

Na volta final, os dois relargaram juntos e sem retardatalhos a sua frente. Com os pneus muito menos desgastados e com o título nas mãos em caso de um acidente entre os dois, as chances de Verstappen aumentaram muito.

Hamilton até fez jogo duro, mas Verstappen conseguiu a ultrapassagem ainda nas primeiras curvas, o britânico ainda tentou retomar a posição, no entanto teve as portas fechadas, fazendo o delírio do público e de toda a equipe da Red Bull. No final da volta, ele abriu vantagem e conquistou o seu primeiro título mundial.

A temporada terminou da forma mais épica possível, o final foi realmente de arrepiar e digno da melhor temporada de todos os tempos. Agora com os americanos na linha de frente a Fórmula 01 parece ganhar mais emoção e competitividade, algo que havia se perdido nos últimos anos com a superioridade da Mercedes.

Para os próximos anos a tendência é de que as temporadas sejam ainda mais competitivas e com as equipes cada vez mais parelhas. Será difícil ver uma equipe sobrando como em outros tempos. Quem agradece é o público e o amante de Fórmula 01, que será agraciado com um espetáculo cada vez melhor. 

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Kelvin Polasso

Kelvin Polasso é jornalista, formado em 2018 no Campus de Toledo do Centro Universitário FAG. Atualmente cursa marketing no Centro Universitário Uningá. No momento atua na área jornalística e tem experiência na cobertura de eventos esportivos em Toledo e no Paraná. Kelvin não esconde o seu amor, paixão e entusiasmo quando fala sobre esporte e também deixa evidente que torce pelo Grêmio, mas podem ficar tranquilos que quando houver alguma análise a sua ‘alma castelhana’ não irá pesar.

Últimas notícias