Hérnia Inguinal: homens são 25 vezes mais acometidos do que as mulheres


Foto: Toledo News

A hérnia inguinal consiste na protrusão (movimentação) de um órgão ou uma víscera através de um orifício ou defeito da parede abdominal, podendo ser congênito ou adquirido, causando abaulamentos na região da virilha. Segundo o Tratado de Clínica Cirúrgica do Aparelho Digestivo, cerca de 75,00% de todas as hérnias ocorrem na região inguinal, sendo 25 vezes mais comuns no sexo masculino. 

Existem algumas condições que favorecem o aparecimento de hérnias. Em idades mais precoces seriam devido a defeitos anatômicos de origem congênita, já em idades mais avançadas se devem principalmente pelo enfraquecimento dos tecidos, pelo processo de envelhecimento e fatores que cursam com aumento da pressão intra-abdominal como: obesidade, tosse crônica e constipação intestinal (popularmente conhecido como intestino preso).

Nos sintomas referidos por pacientes estão o aumento de volume na virilha, causando deformidade na região, associado a dor ou desconforto local que pode irradiar para a bolsa escrotal. Estes sintomas são mais pronunciados após esforço físico e costumam melhorar com o repouso e isso se deve ao fato de que o intestino ou a gordura intra-abdominal se move para trás e para frente.

Na maioria dos casos o diagnóstico é clinico, porém, naqueles em que as hérnias são ditas mais complexas ou o paciente é obeso, costumamos recorrer a exames de imagem para confirmar o diagnóstico, como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.

O tratamento da hérnia inguinal é cirúrgico de forma eletiva (planejado e não emergencial) com posicionamento de tela para evitar recidiva. Em alguns casos quando uma parte do intestino fica presa na bolsa escrotal e não retorna para dentro do abdome, há o encarceramento e se o fornecimento de sangue for cortado, há o estrangulamento de alça intestinal. Em ambos o tratamento é cirúrgico e emergencial.

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias