Instituto Federal do Paraná Campus Assis Chateaubriand e Biopark lançam curso de Ensino Médio Integrado


Foto: Kelvin Polasso - Toledo News

Um evento realizado na manhã desta segunda-feira (20), no Parque Científico e Tecnológico em Biociências (Biopark) marcou o lançamento do curso de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus de Assis Chateaubriand e do Biopark.

A iniciativa do Centro de Referência IFPR-Biopark tem o intuito de reforçar o seu compromisso com a educação de Toledo e Região. O curso é voltado para os alunos que já concluíram o ensino fundamental (9º ano). Nele os estudantes cursam as matérias curriculares do ensino médio e também as disciplinas de uma formação técnica profissional.

Nesta modalidade de Ensino Médio e técnico, os estudantes recebem a sua certificação de conclusão do ensino médio e de formação técnica. A ideia é contribuir para a capacitação profissional dos alunos, fazendo com que sejam qualificados para uma rápida e assertiva inserção no mercado de trabalho.

Estiveram presentes no evento a fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi, o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, o diretor de Educação do Biopark, Victor Donaduzzi, a gerente de Educação e Pesquisa, Ana Luiza Donaduzzi, o diretor geral do IFPR Campus de Assis Chateaubriand, Vicente Sandeski, e o coordenador do Centro de Referência IFPR-Biopark, Renato Lada Guerreiro.

Carmen Donaduzzi, destacou a importância de valorizar as pessoas da região com ensino de qualidade e boas oportunidades de emprego. “O Biopark busca a excelência em suas realizações e o projeto do Ensino Médio é mais um exemplo disso. Foi uma ideia desempenhada de forma ágil e que irá proporcionar o desenvolvimento educacional e no futuro boas oportunidades de emprego para as mentes de nossa Região”, disse Donaduzzi.

O reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, ressaltou a qualidade do ensino proposto nessa iniciativa. “ O aluno irá fazer o ensino médio em três anos e dada a qualidade de ensino poderá ingressar em qualquer curso superior. Aliado a isso ainda poderemos reforçar o ensino técnico dos jovens de nossa Região. Até porque as pessoas tendem a ficar na Região em que estudam se esta lhes proporcionar boas oportunidades no mercado de trabalho”. Zanatta ainda reforçou a relevância e inovação do projeto, visto que contará com a colaboração de professores e profissionais do IFPR e Biopark.

Para o coordenador do Centro de Referência IFPR-Biopark, Renato Lada Guerreiro, a iniciativa é uma forma de manter os cérebros de destaque aqui na Região. “Essa é uma ideia inovadora, mas engana-se quem acha que foram meses de negociações para idealizar esse plano. A ideia foi firmada em apenas três minutos e proporcionará o desenvolvimento técnico de nossos cérebros, que agora poderão permanecer aqui na Região. A ideia é que essas mentes não precisem ir embora da Região ou até do país para ter acesso a boas oportunidades, a expectativa é de que essas oportunidades sejam oferecidas aqui”.

O curso de Ensino Médio Integrado do IFPR-Biopark ofertará 30 vagas para alunos entre 14 e 15 anos que estão prestes a completar o 9º ano do Ensino Fundamental. Os participantes serão selecionados em uma espécie de vestibular. Os interessados podem efetuar a sua inscrição a partir do dia 04 de outubro. A previsão de início das aulas é para o mês de março de 2022.

A ocasião, também marcou as comemorações pelos dois anos de serviços prestados pelo IFPR-Biopark, que promove uma série de cursos e pesquisas destinadas ao desenvolvimento em diversas áreas da tecnologia.

Com informações da assessoria do Biopark.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias