Outubro Rosa: Prati-Donaduzzi promove campanha de conscientização


Foto: Divulgação- Prati-Donaduzzi

Durante o mês de outubro é celebrado o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Além de alertar as mulheres para a necessidade de frequentar o médico e realizar exames, como a mamografia, regularmente, o movimento internacional lembra da importância de fazer o autoexame com o toque nas mamas.

O Brasil registra, em média, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este tipo de câncer é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Exames de diagnóstico, como as mamografias, ajudam a rastrear e detectar o câncer de mama precocemente.

Por isso, a indústria farmacêutica promoveu durante todo o mês, exames de rotina para suas colaboradoras, incluindo a mamografia para as mulheres acima dos 40 anos. O enfermeiro do trabalho Jonathan Calgaro Presa, comenta que essa ação que está sendo feita é muito importante, já que no dia a dia, muitas mulheres deixam de procurar atendimento por diversos motivos, o que é perigoso pois a doença é silenciosa e a prevenção é o melhor remédio. "A procura o quanto antes é a melhor alternativa. Em alguns casos, as mulheres só ficam sabendo de alguma irregularidade nos exames aqui, a partir disso, nós encaminhamos para os médicos para darem sequência no tratamento", afirma.

Ao todo foram 210 exames, realizados todos os sábados deste mês de ações especiais. A auxiliar administrativa Tamires Thalita da Silva, tem apenas 18 anos, mas começou cedo a se cuidar. "Desde 2019 tenho feito exames preventivos, aproveito a campanha do Outubro Rosa da Prati-Donaduzzi pra ver como está minha saúde. É importante que tenha essa conscientização que a gente reserve um tempinho para nós. Até porque  o diagnóstico precoce ajuda a salvar milhares de vidas todos anos, então não dá para esperar", conta.

A importância de falar sobre o assunto não ficou restrita apenas com as colaboradoras. O “Pedal Rosa” foi realizado em Toledo, Paraná, cidade em que fica a sede da farmacêutica e teve a participação da comunidade. Passando pelas principais ruas, o passeio ciclístico reuniu homens, mulheres e crianças, para refletir sobre um assunto tão importante chamando atenção para saúde da mulher e reforçando os cuidados de prevenção e hábitos saudáveis.

Hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção

Os hábitos de vida saudáveis são indicados pelos especialistas como uma das principais maneiras de evitar muitas doenças, inclusive o câncer. O Inca divulgou, em 2020, um estudo onde revela o impacto dos maus hábitos na vida das mulheres, e como isso está diretamente relacionado aos casos de câncer nas brasileiras.

A estimativa é que 13% dos casos de câncer de mama no Brasil, no último ano, poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco ligados ao estilo de vida, principalmente, pela falta de atividades físicas. Os dados fazem parte de um estudo que salientou o impacto da má alimentação, do consumo de álcool, do excesso de peso, além da inatividade física, na saúde das mulheres.

Portanto, a prevenção começa nas pequenas atitudes do cotidiano, não apenas em manter os exames em dia. As escolhas saudáveis estão diretamente ligadas à saúde da mulher, como um todo. Manter uma rotina de alimentação saudável e fazer exercícios também são uma forma de prevenir o câncer de mama.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias