Toledo recebeu mais 2.388 doses da vacina contra a Covid-19


Foto: Divulgação
O município de Toledo recebeu no final da noite do último sábado, 19, mais uma remessa com 2.388 doses do imunizante que protege contra o Novo Coronavírus (Covid-19). As doses foram entregues no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, e foram distribuídas para os 18 municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde de Toledo durante o domingo, 20.

Para a 20ª Regional de Saúde de Toledo foram 6.882 doses. A novidade dessa nova remessa, foi que todos os municípios da regional receberam o imunizante da Pfizer. Nas remessas anteriores esse imunizante estava sendo destinado apenas a Toledo, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Assis Chateaubriand. O imunizante da Pfizer precisa ser armazenado em super refrigeradores, pois deve ser mantido em temperaturas de até 80 graus negativos. Em refrigeradores normais, essa vacina pode ser armazenada por no máximo 31 dias.

Para o município de Toledo foram destinadas 1.332 doses para o público geral de 40 a 59 anos; 234 doses para trabalhadores da educação básica; 192 doses para trabalhadores do ensino superior; totalizando 1.758 doses da vacina da Pfizer. A cidade ainda recebeu 630 doses do imunizante CoronaVac, que serão destinadas a grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias).

O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, destacou a importância da chegada da nova remessa de vacinas. “É mais uma remessa importante para seguirmos dando celeridade ao processo de vacinação da população da 20ª Regional de Saúde. Estamos passando por um momento crítico com a falta de leitos de UTI Covid-19 e somente com a imunização conseguiremos vencer esse momento delicado e essa doença terrível”, ponderou Locatelli.

Andamento da vacinação em Toledo

Nesta segunda-feira a vacinação foi realizada até às 16h00 na cidade de Toledo. As aplicações foram feitas nos três pontos já conhecidos. Foram 300 doses em cada ponto para pessoas com 49 anos ou mais; 100 doses em cada ponto para trabalhadores da educação básica com 30 anos ou mais; 100 doses em cada ponto para trabalhadores da educação superior com 18 anos ou mais; 50 doses em cada ponto para pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais; e 50 doses em cada ponto para pessoas com deficiência com 18 anos ou mais.

A vacinação para grávidas e puérperas ocorrerá todas as sextas-feiras, a partir do dia 25 de junho, no Ambulatório de Gestantes,em  anexo à Secretaria Municipal de Saúde, das 08h30 às 16h00.

Locais de vacinação

Em Toledo desde o início da vacinação os locais têm sido os mesmos e já são conhecidos de toda a população, mas é claro que é sempre bom reforçá-los. Os locais são o Ginásio de Esportes Hugo Zeni, na Vila Industrial, o Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Wilson Carlos Kuhn (Certi), na Vila Pioneiro e o Certi Ernesto Dall’Oglio, no Jardim Coopagro.

Documentos necessários

Para que você possa efetuar a sua imunização é necessário levar consigo alguns documentos. São eles: um documento oficial com foto; a Certidão de Pessoa Física (CPF); cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); comprovante de residência; e carteira de vacinação. Pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades precisam levar também uma declaração médica no padrão da Secretaria Municipal de Saúde ou do Conselho Regional de Medicina (CRM). Trabalhadores da educação básica e do ensino superior precisam levar uma declaração do local de trabalho.

Quando tomar a segunda dose?

Para o melhor resultado e maior eficácia da vacina é muito necessário tomar a segunda dose conforme a data prevista em sua carteira de vacinação. Em Toledo a segunda dose é aplicada das 12h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira.

Onde tomar a segunda dose?

Também é importante que todos fiquem atentos aos locais certos para tomar a segunda dose da vacina contra o Coronavírus. A segunda dose do imunizante da AstraZeneca é aplicada nos três pontos já mencionados. Já a segunda dose da vacina CoronaVac é aplicada nas quartas e sextas-feiras somente no Certi do Jardim Coopagro.

Intervalo entre as doses

Para a devida eficácia da imunização é necessário tomar a vacina na data certa. O intervalo entre uma dose e outra é de três meses para as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca e de 21 dias para o imunizante da CoronaVac.

Vacinômetro

A última atualização do vacinômetro em Toledo foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde de domingo. No momento 46.461 toledanos receberam as duas doses da vacina e estão completamente imunizadas, enquanto 15.607 cidadãos foram vacinados com uma dose.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias