Garantia de emprego ou bolsa: como a Faculdade Donaduzzi transforma a educação superior em resultado real
Iniciativa vincula formação acadêmica à inserção no mercado de trabalho e oferece bolsa de estudos como garantia ao estudante
Em um cenário no qual o ensino superior é cada vez mais desafiado a apresentar resultados concretos para os estudantes, instituições que assumem compromissos objetivos com a formação profissional passam a ocupar lugar de destaque no debate educacional. Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e relatórios sobre o futuro do trabalho apontam que a aproximação entre faculdade e mercado, aliada ao desenvolvimento de competências práticas, é um dos principais indicadores de qualidade no ensino superior.
É a partir dessa perspectiva que a Faculdade Donaduzzi traduz o legado do Dr. Luiz Donaduzzi — de que sem ensino não existe futuro — integrando a formação acadêmica à inserção profissional. O modelo adotado parte de um compromisso claro: ou o estudante está inserido no mercado de trabalho, ou a própria instituição assume o custo da sua bolsa de estudos. A proposta é formar profissionais preparados para atuar, com acompanhamento contínuo e responsabilidade compartilhada pelos resultados da formação.
“Esse é o nosso posicionamento e queremos deixar claro para nossos discentes: acreditamos na qualidade da formação que oferecemos e, por isso, assumimos o compromisso de acompanhar o estudante até sua efetiva inserção profissional ou, caso isso não ocorra, garantimos a sua bolsa de estudos como forma de proteção ao estudante”, explica Dayane Sabec, gerente acadêmica da Faculdade Donaduzzi.
Formação orientada para o mercado (e com responsabilidade)
Diferente de abordagens baseadas apenas em expectativas sobre o mercado de trabalho, a Faculdade Donaduzzi está estruturada em um modelo que combina formação acadêmica sólida, acompanhamento individualizado por meio de mentorias e garantia institucional.
Entre os principais diferenciais do modelo estão:
Empregabilidade como eixo central da formação desde os primeiros semestres, integrando teoria, prática e vivências profissionais;
Mentorias personalizadas, construídas de forma individual, respeitando o perfil, os objetivos e a área de atuação de cada estudante;
Conexão direta com empresas, startups, laboratórios de pesquisa e com o ecossistema Biopark, ampliando oportunidades de estágio, projetos aplicados e inserção no mercado;
Garantia de bolsa de estudos como instrumento de segurança para o estudante.
Educação, mercado e compromisso com resultados
O modelo de ensino da Faculdade Donaduzzi está alinhado ao ambiente em que está inserida, marcado pela inovação, pelo desenvolvimento tecnológico e humano e pela conexão direta com o setor produtivo. Formar profissionais significa também criar condições concretas para que eles ingressem e se mantenham no mercado de trabalho. “A Faculdade Donaduzzi faz parte de um ecossistema que conecta educação, ciência, inovação e empresas. Esse compromisso com resultados é coerente com a visão do Biopark de transformar conhecimento em oportunidades reais para as pessoas”, afirma Paulo Rocha, vice-presidente do Biopark.
Ao assumir a lógica de que o estudante precisa estar inserido no mercado de trabalho ou ter sua bolsa de estudos garantida, a Faculdade Donaduzzi reafirma seu posicionamento como uma instituição que vai além do discurso e compartilha com o estudante a responsabilidade pela formação profissional. Mais do que oferecer um diploma, a proposta é garantir trajetórias de formação conectadas à realidade do trabalho e ao futuro dos estudantes.
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site www.faculdadedonaduzzi.com.br.