Biopark Educação - Toledo

Rodovia Estadual, PR-182

Biopark Educação lança primeiro Curso Bacharelado de Inteligência Artificial do Paraná autorizado pelo MEC


A Inteligência Artificial desempenha um papel central na Era da Informação, impulsionando a chamada 4ª Revolução Industrial e catalisando o avanço das empresas e da sociedade. O Biopark Educação, como um polo de inovação, reafirma seu pioneirismo ao lançar o primeiro Curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (IA) 100% presencial, autorizado pelo Ministério da Educação e classificado com nota máxima pelo MEC.

Pioneirismo e Excelência

O curso de graduação em Inteligência Artificial oferecido pelo Biopark Educação é um marco no cenário educacional do Paraná e do Brasil. Autorizado pelo MEC, é o primeiro curso presencial de IA no Paraná e o terceiro no Brasil.

Além disso, outro grande diferencial é a oportunidade de estudar em um parque tecnológico de 4ª geração, com mais de 200 empresas convergindo para o mesmo objetivo: inovar. Assim, esse é também o único curso de Inteligência Artificial do Brasil a oferecer esse diferencial.

Brasil ofertará mais de 420 mil vagas de emprego na área de TI

O curso revolucionário é uma resposta direta à crescente demanda por profissionais altamente qualificados em um dos campos mais promissores da tecnologia.

No contexto brasileiro, a escassez de profissionais qualificados é destacada até por estudo conduzido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

O levantamento revela que, até o ano de 2024, só no Brasil, haverá mais de 420 mil oportunidades para profissionais especializados em Tecnologia da Informação (TI). No entanto, apenas 46 mil profissionais são formados nesse campo anualmente.

Ou seja, mesmo apresentando uma taxa de crescimento anual de 20%, a capacidade de formação de profissionais nesse setor é um desafio persistente para o país. E é exatamente esses dados que destacam a urgência e a relevância de estabelecer cursos de graduação voltados à área.

Inteligência Artificial no Biopark Educação

Por essa razão, sendo vanguarda na inovação, a faculdade do Biopark Educação já se destaca por ofertar os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências de Dados, Ciências e Tecnologia, Engenharia de Software e, o mais recente, bacharelado em Inteligência Artificial (IA).

Assim, nesse contexto, o novo curso de graduação oferta uma jornada interdisciplinar que funde teoria e prática para capacitar os alunos a moldarem o futuro digital.

Para Leonardo Garcia Tampelini, coordenador do curso de IA, apesar do curso pertencer ao campo de tecnologia, a graduação em IA permite atuação em qualquer segmento. Isso porque, com o foco em automatização de processos e produtividade, além de tomada de decisão, a Inteligência Artificial é necessária em todos os setores.

“Todas as empresas, de qualquer segmento, farmacêutico, automobilístico, educação, precisarão de especialistas em Inteligência Artificial para ajudar no levantamento de dados, na automatização dos processos, na sistematização, na IoT – Internet das Coisas etc.”, afirma Tampelini.

Experiência Prática e Mentoria Personalizada

Com a metodologia ativa, um dos diferenciais do Biopark Educação é que os alunos têm a oportunidade de trabalhar em projetos reais desde o início do curso. Assim, os professores especializados atuam como mentores, sendo que o estudante é o protagonista em seu processo de aprendizado.

Integração com o Parque Tecnológico Biopark

Localizado em um ambiente inovador, o curso proporciona aos alunos acesso a estágios em empresas incubadas no parque, sendo mais de 190 empresas, nacionais e internacionais. Com isso, a integração permite que os alunos desenvolvam soluções práticas para desafios reais da sociedade desde o início de sua formação.

Inteligência Artificial: a profissão do futuro!

O campo de atuação para os graduados em IA é vasto e diversificado. Desde o desenvolvimento de algoritmos e modelos de IA, até aplicações em saúde, finanças, agricultura, educação e indústria, as oportunidades são ilimitadas. Empresas de tecnologia, instituições financeiras, saúde, governo e diversos outros setores buscam profissionais capacitados em IA para impulsionar a inovação e resolver os desafios do futuro digital.

Então, seja explorando técnicas de Machine Learning, aplicando técnicas de Deep Learning, desenvolvendo chatbots ou dominando tecnologias disruptivas como robôs autônomos, sistemas preditivos e dispositivos vestíveis, a graduação em IA garantirá ao estudante o diferencial competitivo dentro das empresas.

E são essas as habilidades que farão com que os futuros primeiros graduandos em Inteligência Artificial do Biopark Educação transformem-se nos líderes da revolução digital.

Por fim, questionado sobre o porquê de cursar IA, o coordenador de curso respondeu: “No futuro, existirão profissões que a gente talvez nem saiba ainda o nome, mas que utilizarão a Inteligência Artificial. Daniele finaliza com um convite: “Se você quer estar com uma vaga garantida no mercado de trabalho, venha cursar IA no Biopark Educação”.

Entre em contato

#biopark #biopark toledo #cursos toledo #estudar em toledo #biopark educação