Hoesp realiza captação de órgãos para transplante

Na última terça-feira, 23, a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, realizou uma importante ação de captação de órgãos para transplante, em um esforço conjunto com a Guarda Municipal (GM) de Toledo. A ação envolveu o transporte de dois rins e um fígado, doados por uma paciente de 33 anos, que teve morte encefálica confirmada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A Guarda Municipal foi acionada na manhã do dia 22, por volta das 08h00, para colaborar no transporte dos órgãos. Sob a coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a equipe da GM, junto com um enfermeiro, fez o transporte dos órgãos até o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, onde foram embarcados em uma aeronave da Casa Militar. O destino final foi a cidade de Curitiba-PR, onde os órgãos serão utilizados em procedimentos de transplante.
O coordenador da CIHDOTT, Itamar Weikanko, destacou a importância do gesto de doação de órgãos, ressaltando que "doar órgãos é um gesto de amor, salva vidas, e só é possível através do 'sim' da família e do trabalho de toda a equipe do hospital". A Central de Transplantes foi responsável pelo encaminhamento dos órgãos para Curitiba, seguindo rigorosos protocolos de logística e segurança.

Essa operação representa um exemplo claro da importância da doação de órgãos e do envolvimento de diferentes setores da sociedade para garantir que vidas possam ser salvas.




















Procura-se: cartão da Pluxee em nome de Marta Regina Barbosa Davide, perdido nas proximidades do Lago Municipal de Toledo