Na noite de domingo, 26 de novembro, uma Operação Conjunta entre policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e equipes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão expressiva de 1,4 tonelada de substância entorpecente análoga à maconha, na cidade de Guaíra-PR.
Por volta das 21h00, as equipes realizavam o monitoramento de estradas rurais quando tentaram abordar um comboio de veículos. Durante a ação, um dos passageiros efetuou disparos de arma de fogo contra a equipe e utilizou o veículo como arma, buscando atropelar os policiais. Apesar da agressão, as equipes saíram ilesas e conseguiram apreender um dos veículos envolvidos na ação.
No interior desse veículo, foram encontrados aproximadamente 1.071,00 kg da substância entorpecente. Em desdobramento da Operação, os policiais localizaram o local onde os entorpecentes eram armazenados, resultando na apreensão de mais 382,50 kg da mesma substância.
Em resposta à situação de risco, a equipe procedeu com a apreensão do veículo e das drogas, encaminhando-os à sede da 2ª Companhia do BPFron, onde foram tomadas todas as medidas legais necessárias. Posteriormente, os materiais foram entregues à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra-PR para a tomada dos procedimentos legais subsequentes.