Alunos do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre conquistam prêmios na Fecet e garantem vaga internacional

Em uma noite marcada pela emoção e pelo reconhecimento do talento estudantil, os alunos do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre de Toledo brilharam na Feira de Ciências e Engenharia e Tecnologia (Fecet), realizada em Cascavel-PR entre os dias 28 e 30 de agosto. O evento rendeu diversas premiações ao Clube, entre elas uma credencial internacional para a Genius Olympiad, feira científica que ocorrerá nos Estados Unidos.

A estudante Beatriz Maria Ferreira dos Santos conquistou a vaga para representar o Brasil na competição internacional, levando o nome de Toledo e do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre para além das fronteiras. Além dela, outros alunos foram destaque em diferentes feiras e categorias, demonstrando a força do trabalho coletivo e o impacto da ciência no ambiente escolar.

Entre os premiados estão:
- Mocam: Isabelly Lima Sestrem, Maíza Cardoso Vruck, Maria Catarina Engelsing, Pollyana Marques e Iara Rauber Goulart;
- Fenecit: Carlos Eduardo Caio e Isadora Girotto da Silveira;
- MCTIA: Ana Valentina Silva Trapp Zulian;
- Fetec- SP: Gabrieli V. Batista;
- Informatrix: Helen Freitas e Thalia Freitas;
- Moceest: Kemily Isabeli Patrício;
- Moscitec: Fernanda Gracieli Jank e Maria Eduarda Taube da Costa.

Além das credenciais, alunos também receberam prêmios de destaque, como visita técnica ao Exército Brasileiro (Davi Freitas), publicação na Revista Eureka (Beatriz Maria Ferreira dos Santos), Destaque Sustentável – Perspectiva Ambiental (Evellyn Rafaely Fischer Pinho e Kauany Beatriz Gonçalves da Silva), Meninas na Ciência (Vitória Hespanhol) e Destaque em Inovação (Anthony Ricardo Golveia Machado e Rafael Lessa).

As Ciências Agrárias também tiveram grande representatividade: Marina Gareis conquistou o 3º lugar, enquanto Pyetra Julia Matias dos Santos levou o 2º lugar na Categoria e ainda alcançou a 4ª colocação geral da Fecet.

Os resultados refletem não apenas o talento e dedicação dos alunos, mas também o esforço conjunto de orientadores, professores, pais, motoristas, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo e da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A conquista é vista como fruto de uma rede de apoio que acredita no poder da ciência como ferramenta de transformação e inclusão social.

Com a vaga para a Genius Olympiad, a expectativa agora é de que os estudantes sigam ampliando horizontes, levando a ciência feita em Toledo para o mundo.
















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino