Na última sexta-feira (31/10), foi realizada uma blitz educativa de fechamento do Outubro Rosa, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. A ação contou com a entrega da Cartilha da ???Saúde Integral da Mulher??? e aferição de sinais vitais, pressão arterial e glicemia por parte da Secretaria de Saúde e de alunas de Medicina da PUCPR. Organizada pela Secretaria Municipal da Mulher com a colaboração da Secretaria de Saúde, ONG Amigas do Bem viver, Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar, a blitz abordou mais de 50 veículos e também se estendeu a pedestres.
A Secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, comenta que a ação foi produtiva. ???As pessoas que passaram por nós foram muito receptivas. Fizemos panfletagem advertindo as pessoas da necessidade de se cuidar e de cuidar da saúde da mulher. ?? mais uma ação em prol da saúde da mulher e no combate à violência doméstica???, destaca Eliane.
Excursão para a final da Recopa
Viva a emoção do Flamengo x Lanús com a AF Turismo! Garanta sua vaga.
Novos cursos na Unopar Toledo
Matrículas abertas para Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional!
Matrículas Abertas 2026
Garanta o futuro do seu filho(a) no Colégio Inovação Militar!
Desafio 21 Dias na Champ's Fit
Transforme sua promessa em hábito. Participe gratuitamente!
Mais
Por mais que a ação tenha foco na saúde e segurança da mulher, homens também foram abordados e orientados. Alessandro Jardel de Paula, Coordenador da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, comenta sobre a importância de que a informação atinja todos: ???muitas mulheres podem ser vítimas de violência doméstica sem ter conhecimento, então a informação é fundamental para que ela não fique suscetível às agressões. Abordamos também os homens para que, ao adquirir esse conhecimento, de o que é violência e do que é medida protetiva, ele possa transmitir a informação???.
Cartilha - A Cartilha faz parte de um conjunto de ações do Estado do Paraná com a campanha Paraná Rosa 2025 e foi pensada como um manual de orientações para todas as fases da vida, abordando saúde e direitos femininos, incluindo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama e colo do útero. A publicação também traz temas como violência contra a mulher, saúde mental, envelhecimento, alimentação saudável e a integralidade no cuidado.