Certificados do Proerd são entregues a alunos de 14 escolas de Toledo

Fonte: Assessoria
Certificados do Proerd são entregues a alunos de 14 escolas de Toledo
📷 Foto: Divulgação

O Teatro Municipal recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), a entrega de certificados a 680 estudantes que integram a 42ª turma de Toledo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A maioria dos formandos são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 11 escolas municipais (Princesa Isabel, São Dimas, Norma Demeneck Belotto, Orlando Luiz Basei, Walmir Grande, Jardim Concórdia, Alberto Santos Dumont,  Ecológica Professor Ari Arcassio Gossler, Shirley Maria Lorandi Saurin, Walter Fontana e Professor Henrique Brod) e três particulares (Aldeia Infantil Betesda, Colégio Funet e Harbor Bilingual School). Com estes formandos, Toledo soma, desde 2002, 29.075 pessoas que participaram das atividades do programa, que foi criado dois anos antes ??? no Paraná, esse montante passa de 1,7 milhão. 

O evento preparado para este momento reservou diversos momentos de alegria, mas que reforçaram mensagens transmitidas pelos policiais militares Salete e Marcante, instrutores do Proerd que, em apenas alguns meses, conquistaram a confiança dos alunos. ???Hoje é um dia de gratidão por uma festa em que as estrelas principais são as crianças que participaram das atividades do programa. Hoje são as autoridades que vieram vê-las e não o contrário???, comenta Marcante. ???Nosso material didático está dividido em dez lições e a minha preferida é a de número 9, cujo título é ???como ser um bom cidadão???, pois ela ensina a ajudar quem está em necessidade, mas sem abrir mão da responsabilidade. ?? numa hora dessas que se percebe a necessidade ensinar nossos alunos a fazer boas escolhas que os tornarão bons cidadãos???, avalia.

A plateia foi ao delírio quando o Daren, leão que é o mascote do Proerd, entrou no Teatro Municipal. Ele, junto com os componentes da mesa de honra, os certificados a um professor e a um aluno de cada escola no palco do teatro. 

Também subiram ao palco os autores das duas melhores redações escritas durante a formação, ocasião em que leram os textos de sua autoria em voz alta. Depois disso, os formandos fizeram o juramento em que se comprometem a carregar os ensinamentos do Proerd por toda sua vida. 

O grande momento ficou para o fim, quando os policiais civis e militares presentes ao ato juntaram-se aos professores titulares das turmas que participaram deste ciclo para cantarem e dançarem ao som da música-tema do programa.  Do mezanino do Teatro Municipal, os pais e responsáveis dos formandos puderam acompanhar todas as emoções o evento.

Mesa de honra

Diversas autoridades políticas, empresariais e militares prestigiaram o evento e algumas delas fizeram parte da mesa de honra.  Entre elas, o prefeito Beto Lunitti; o comandante do 2º Pelotão da 2ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar e Comunitária (BPEC), segundo-tenente Paulo Roberto da Silva, que representou o comandante-geral do BPEC, major Ricardo da Costa; a juíza diretora do Fórum da Comarca de Toledo, Luciana Lopes do Amaral Beal; a promotora de Justiça da 5ª Promotoria da Comarca de Toledo, Katia Kruger; comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Jimmy Cajuhy Carlesso; a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a investigadora da Polícia Civil, Ana Verginia Brinker, que representou o delegado da 20ª Subdivisão Policial (SDP), Alexandre Macorin; o coordenador do Educatrânsito, Valdemir Domingues Fernandes Ladeia, que representou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni; a presidente do Conselho Municipal da Educação, Luci Graciela Kuhn; a assistente técnica do Núcleo Regional de Educação (NRE), Nadeje Emmel Muhlbeier, que representou o chefe do órgão, José Carlos Pereira Guimarães; e o integrante do Conselho Tutelar de Toledo, Maicon Ricardo Lopes. 

Em suas falas, tanto a juíza quanto a promotora falaram da importância de se dizer ???não??? às drogas. ???Crianças, todas vocês são lindas, importantes e preciosas. Neste momento, em que vocês estão ainda no começo da vida, é fundamental fazer boas escolhas, evitando, assim, problemas no futuro. Infelizmente, uma parcela considerável dos processos que tramitam no Poder Judiciário tem como réus pessoas que tiveram problemas com drogas. A maioria absoluta destes réus não fez Proerd, mas vocês, com o conhecimento que receberam, não precisam passar por isso???, comenta Luciana. ???Momentos como este me enchem de alegria porque vejo a importância do Proerd em casa, pois meu filho fez e percebi a mudança positiva no comportamento deles a partir disso. Por isso, afirmo que nada mais que empodere uma pessoa do que o conhecimento e isso se aplica às nossas crianças. Quanto maior a informação que possuem, mais protegidas elas estão. Quando escola, poder público, família e sociedade se unem em torno da mesma causa, eventos como este se tornam possíveis???, analisa Katia.

Os comandantes da 1ª Companhia do 19º BPM e do 2º Pelotão da 2ª Companhia do BPEC elogiaram a postura dos alunos que fizeram o 2º ciclo do Proerd em 2023. ???Estou muito orgulhoso em ver aqui tantas crianças que se envolveram com a proposta do programa, prestando atenção às aulas e, depois da formatura, reproduzindo bons comportamentos. Exemplos disso são os acenos efusivos que os alunos nos dão quando fazem patrulhamento perto das escolas e, quando os policiais estão ???desembarcados???, fazendo o trabalho em locais com grande movimentação de pessoas, é muito comum eles serem abraçados por estudantes. Este trabalho iniciado em 2002 tem colhido inúmeros frutos, com alguns ex-proerdianos tornando-se integrantes das forças de segurança???, relata Cajuhy. ???Em eventos como este só consigo expressar gratidão a todos que têm confiado no trabalho do Proerd. ?? desta união de esforços entre PM, escolas e famílias que estamos permitindo que a educação recebida em casa junto com aquela, de ordem intelectual, recebida em sala de aula surjam cada vez mais cidadãos conscientes de seu papel, sabendo dizer ???não??? para as drogas e mais conscientes de seus direitos e deveres???, sublinha Paulo Roberto.

A secretária da Educação e o presidente da Câmara fizeram discursos voltados à relação institucional entre município e demais órgãos representados no evento. ???A importância desta formatura se comprova na presença de integrantes de todos os órgãos públicos que atuam na garantia de direitos de crianças e adolescentes, os quais desempenham um ótimo trabalho. Educação se faz por meio do exemplo, não pela agressão. Criança não nasceu para ser maltratada e tampouco com propensão a ser má. Certos comportamentos nocivos vindos delas provêm dos adultos próximos. O Proerd contribui para rompermos estes ciclos viciosos, que podem ser superados à medida que todas as crianças de Toledo estejam nas escolas e aprendendo???, pontua Marli. ???O povo do Paraná tem inúmeras razões para ser grato à Polícia Militar e o Proerd é uma delas. Em âmbito local, as atividades deste programa contribuem de forma decisiva para o sucesso das políticas públicas em educação, as quais são tratadas com muito carinho pelo Executivo???, observa Dudu.

As relações institucionais também foram tema do discurso do prefeito. ???Estamos trabalhando para construir ambientes favoráveis e harmônicos com o objetivo de termos um presente e um futuro melhores. O desenvolvimento de um país só é possível com investimentos na educação e temos feito a nossa parte, investindo em tecnologia sem desconsiderar a importância do professor, do giz, do quadro-negro e do livro didático. ?? a partir desta rede de saberes que faremos os nossos alunos cidadãos melhores para si e para toda a sociedade???, salienta.

Últimas Notícias

Unioeste Campus de Toledo abre inscrições para curso sobre atendimento a migrantes
Variedades

Unioeste Campus de Toledo abre inscrições para curso sobre atendimento a migrantes

Há 1 min
Robot Arena Winter Edition 2026 será realizada pela UTFPR Toledo no dia 20 de junho
Variedades

Robot Arena Winter Edition 2026 será realizada pela UTFPR Toledo no dia 20 de junho

Há 8 min
Motorista abandona carro com 288 kg de maconha em Terra Roxa
Policial

Motorista abandona carro com 288 kg de maconha em Terra Roxa

Há 11 min
Diocese de Toledo promove Domingão Vocacional para Meninas
Variedades

Diocese de Toledo promove Domingão Vocacional para Meninas

Há 19 min
Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão
Brasil e Mundo

Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão

Há 37 min
Chuva provoca cancelamento do desfile de aniversário de 112 anos de Foz do Iguaçu
Cotidiano

Chuva provoca cancelamento do desfile de aniversário de 112 anos de Foz do Iguaçu

Há 46 min
Entre Rios do Oeste celebra 33 anos com a Expo Rios 2026
Variedades

Entre Rios do Oeste celebra 33 anos com a Expo Rios 2026

Há 53 min
Acidente é registrado na BR-163 em Mercedes
Cotidiano

Acidente é registrado na BR-163 em Mercedes

Há 1h
Toyota Hilux furtada em Cascavel é recuperada após perseguição em Marechal Rondon
Policial

Toyota Hilux furtada em Cascavel é recuperada após perseguição em Marechal Rondon

Há 1h
Homem é flagrado fumando crack na Sanga Panambi, em Toledo
Policial

Homem é flagrado fumando crack na Sanga Panambi, em Toledo

Há 1h
Motorista fica preso às ferragens ao colidir caminhonete em carreta estacionada em Cascavel
Cotidiano

Motorista fica preso às ferragens ao colidir caminhonete em carreta estacionada em Cascavel

Há 2h
Homem deixa hospital, é atropelado por biarticulado e volta em estado grave para internação
Policial

Homem deixa hospital, é atropelado por biarticulado e volta em estado grave para internação

Há 9h
Ver mais notícias