A 4ª Caminhada do Meio-Dia, marcada para esta quarta-feira (22) em Toledo, foi cancelada por causa da chuva. A Secretaria Municipal da Mulher informou que a decisão foi tomada para garantir a segurança de todos os participantes diante das condições do tempo. Segundo a pasta, não haverá remarcação da atividade.
A mobilização teria concentração às 11h30, em frente à Casa da Cultura, no Jardim La Salle, com saída às 12h00 rumo ao Horto Florestal, ao lado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Com o lema "Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres", a caminhada convidava a população a refletir sobre o enfrentamento à violência.
A data marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei de Nº 19.873/2019. O 22 de julho foi escolhido em referência a 2018, quando a advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava (PR), foi vítima de feminicídio cometido pelo marido.
Em situações de emergência que envolvam violência ou qualquer outro crime, vítimas ou testemunhas devem acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190. Já denúncias anônimas, quando a violência não está acontecendo no momento, podem ser feitas pelo telefone 181.