Com estrutura de ponta PUCPR inaugura curso de Medicina em Toledo

Na última segunda-feira, dia 31 de março, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) celebrou um marco histórico com a inauguração do curso de Medicina no Câmpus Toledo. O evento memorável, reuniu autoridades da região, professores, acadêmicos e representantes do setor da saúde, consolidando um projeto que une tradição, inovação e a necessidade de mais médicos na região.

Durante a cerimônia, os convidados participaram de uma visita guiada pelas instalações da Universidade e acompanharam o descerramento da placa inaugural. Ainda foi realizada uma missa, celebrada pelo bispo de Toledo, Dom João Carlos Seneme.
O curso, autorizado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2024, recebeu nota máxima na avaliação do órgão. “Realizar essa inauguração é ver materializada a dedicação de muitas pessoas. Essa conquista beneficia não apenas Toledo, mas todos os municípios da região”, destacou Ricardo Lopes, diretor da PUCPR Toledo.

O coordenador do curso, Emilton Lima Júnior, ressaltou a qualidade da formação oferecida, baseada na expertise da PUCPR, que há mais de 60 anos mantém o curso de Medicina em Curitiba e há 12 anos em Londrina. “Nosso currículo foi cuidadosamente planejado para capacitar médicos não apenas para a prática clínica, mas também para o uso de novas tecnologias em prol dos pacientes”, afirmou.

A estrutura do curso conta com laboratórios de ponta, biblioteca, Centro de Simulação Clínica e salas equipadas com tecnologia moderna para metodologias ativas de ensino. Um dos destaques é o The Visible Human Table, mesa interativa digital que utiliza Inteligência Artificial para criar modelos anatômicos ultrarrealistas, aprimorando a aprendizagem dos alunos.

Além disso, a PUCPR Toledo firmou parcerias estratégicas para a vivência prática dos estudantes. Instituições como a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ciscopar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) integram a rede de convênios, garantindo um aprendizado completo e alinhado às necessidades da 20ª Regional de Saúde do Paraná, que atende mais de 400 mil pessoas.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PUCPR - Campus de Toledo.




















Cachorrinho encontrado próximo da Assermuto