Durante o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Toledo, na segunda-feira, dia 9 de dezembro, a proposição que ???declara de utilidade pública municipal a Associação Hikari de Judô de Toledo ??? AHIJUTO??? iniciou o trâmite legislativo. A ementa da matéria, de autoria do vereador Jozimar Polasso, foi lida juntamente com a comunicação de apreciação conclusiva de cinco projetos de resolução da Mesa pela CCJ-Comissão de Constituição e Justiça. As proposições tratam de cedências de servidores do Município de Toledo.
O Projeto de Lei de Nº 174, do vereador Jozimar Polasso, ???declara de utilidade pública municipal a Associação Hikari de Judô de Toledo ??? AHIJUTO??? e em sua justificativa lembra a atuação da entidade. O projeto de Judô oferece às crianças e adolescentes uma oportunidade única de crescimento, com vários polos no município, destaca a justificativa. ???Mais do que aprender técnicas, eles desenvolvem disciplina, respeito, autocontrole e resiliência, em um ambiente seguro e gratuito, com profissionais qualificados???, aponta o Projeto de Lei de Nº 174. Hoje o Judô, além de um esporte, é uma ferramenta socio educacional, onde propicia às crianças, jovens e adultos uma prática esportiva e também de sociabilização, justifica a proposição. Lembra ainda que o principal fundamento do judô é ???o respeito, prosperidade e benefícios mútuos???, sendo uma das máximas do Judô ???Jita Kyoei???, que significa "benefício mútuo e prosperidade para todos". O projeto passará pela análise das Comissões Permanentes do Legislativo.
Cedência de servidores
No Pequeno Expediente, houve o anúncio da apreciação conclusiva de cinco projetos de resolução, por parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os textos referendam convênios do Município de Toledo com a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná ??? SESA (PR de N° 25 a 27/2024), com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná ??? AMOP (PR de N° 28/2024) e com a União Toledana das Associações de Moradores ??? UTAM (PR de N° 29/2024). Todas as proposições são de autoria da Mesa da Câmara de Toledo.