Cooperativa Mirim da Escola Municipal Osvaldo Cruz celebra 9 anos com prestação de contas e eleição de nova diretoria


Foto: Divulgação
+74 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Cooperativa Mirim da Escola Municipal Osvaldo Cruz (Cooemoc) completou 9 anos de atividades na tarde desta terça-feira (4). Para marcar a data, o auditório do estabelecimento de ensino, localizado no distrito de Vila Nova, recebeu estudantes, familiares e convidados para a assembleia geral ordinária que marcou o aniversário da entidade e deu início a um novo ciclo de gestão.

O encontro começou com a apresentação da prestação de contas do Conselho de Administração, referente ao período de novembro de 2024 a outubro de 2025. Durante a explanação, os cooperados puderam acompanhar detalhes sobre a alocação dos recursos arrecadados e as deliberações relativas ao saldo mantido em caixa. Com parecer favorável do Conselho Fiscal, as contas foram aprovadas por unanimidade pela assembleia na qual 43 cooperados – entre alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Osvaldo Cruz e do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Cívico-Militar João Arnaldo Ritt – têm direito a voto.

Em seguida, foi realizada a eleição dos novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal (confira os nomes de todos os integrantes no fim da matéria). Com apenas uma chapa inscrita, o grupo foi aclamado pelos presentes. A presidência passa agora a ser ocupada por Fernanda Engelmann Liesbinski, aluna do 8º ano do Colégio João Arnaldo Ritt, que sucede Talita Orlandin Braum, também estudante da mesma instituição.

A assembleia contou ainda com a presença de lideranças administrativas, empresariais, religiosas e educacionais de Vila Nova, além de representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e do Sicoob Meridional, principal incentivador do movimento de cooperativas mirins nas regiões em que atua. Após os pronunciamentos dos integrantes da mesa de honra, o público acompanhou a exibição de fotos e vídeos das atividades educativas, formativas e recreativas realizadas pela Cooemoc em 2025, encerrando o evento com a tradicional foto oficial.

Antes disso, o auditório se encheu de alegria para cantar “parabéns pra você”, celebrando o nono aniversário da cooperativa, fundada em 4 de novembro de 2016, a segunda a ser criada no município. Toledo, hoje, abriga oito das 100 cooperativas mirins existentes no Paraná e o Sicoob Meridional planeja criar mais 100 novas unidades no estado até 2026.

A nova presidente da Cooemoc assumiu o cargo com entusiasmo e senso de responsabilidade. Participante de longa data do grupo, Fernanda Engelmann Liesbinski destaca que o principal objetivo de sua gestão será manter viva a essência cooperativista e ampliar o engajamento entre os colegas. “Estou muito feliz em poder assumir essa responsabilidade, é uma honra muito grande estar como presidente e quero manter o propósito da cooperativa, que é fazer as crianças se sentirem bem e participarem cada vez mais”, declara.

A ex-presidente Talita Orlandin Braum encerrou seu mandato à frente da Cooemoc com sentimento de realização. Ela comenta que a experiência representou um marco pessoal e um importante aprendizado de convivência e liderança. “Foi um momento muito importante da minha vida, porque eu estava comandando um lugar onde sempre tive muitos amigos e aprendi muitas coisas, principalmente a falar em público, algo que antes eu tinha muita dificuldade”, pontua.

A coordenadora pedagógica da Cooemoc, Francieli Regina Cristoferi, avalia o encerramento de mais um ciclo como um momento de renovação e amadurecimento coletivo. Ela ressalta que os antigos diretores abriram espaço para novas lideranças sem deixar de participar ativamente das atividades. “Os que estão saindo dos cargos deram oportunidade para outros assumirem, mas continuam como cooperados, e isso mostra um amadurecimento, uma evolução muito significativa. Vejo grande potencial nos que estão chegando e acredito que 2026 será um ano ainda melhor para nossa cooperativa”, observa.

Os impactos positivos da Cooemoc na formação dos estudantes da Escola Municipal Osvaldo Cruz são destacados pela diretora da instituição, Iris Marcia Kunzler Bertoluci, que sente orgulho por fazer parte da trajetória de 9 anos da cooperativa mirim. Segundo ela, a iniciativa transformou a rotina escolar e despertou o interesse dos mais jovens em participar. “Vemos a diferença nas crianças que fazem parte da cooperativa: são mais ativas, parceiras e cooperam mais umas com as outras. Os pais dos alunos menores até comentam que eles mal podem esperar para chegar ao terceiro ano para também se tornarem cooperados”, ressalta.

Integrantes da nova diretoria

Conselho de Administração

Presidente: Fernanda Engelmann Liesbinski

Vice-presidente: Isabela Ruedell

1ª Secretária: Ana Clara Castro Cardoso

2º Secretário: Miguel Augusto de Castro Schimitz

1º Tesoureiro: Cassiano Henrique de Castro Schimitz

2ª Tesoureira: Manuela Sofia Porto

1ª Diretora de Produção e Comercialização: Maria Valentina Vian

2ª Diretora de Produção e Comercialização: Julia Fleck Potin

1ª Diretora de Comunicação, Divulgação e Cultura: Sofia Caroline Kolberg Machado

2ª Diretora de Comunicação, Divulgação e Cultura: Talita Orlandin Braum

Conselho Fiscal

Titulares: Daniele Luiza Guarnieri e Caroline Lais Lui

Suplentes: Maysa Emanuelli Dias da Costa e Alícia Ruedell

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias