Pesquisas do curso de Ciências Econômicas da Unioeste Campus de Toledo alcançam visibilidade global


Foto: Divulgação - Unioeste
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Os docentes do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, que comemora 45 anos de existência em 2025, têm muito a celebrar: a consolidação da internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão; e, o volume de leituras e citações dos seus trabalhos em plataformas nacionais e internacionais.

Na internacionalização, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e Economia (PGE) e do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), sob coordenação dos professores do curso de Ciências Econômicas, as atividades envolvem a Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Romênia, Estados Unidos, Canadá, Moçambique, Guiné Bissau, Colômbia, Argentina, Venezuela, Paraguai e Bolívia, dentre outros.  No caso da América do Sul, a participação em redes de pesquisa, atividades conjuntas de ensino e extensão e o avanço na dupla titulação com cotutela marcam a chamada inserção “Sul-Sul”, entre países do hemisfério sul.

Para o professor Jandir Ferreira de Lima, na Europa, as atividades de dupla titulação com cotutela, pesquisas conjuntas e a inserção em atividades com o suporte da União Europeia referenciam o reconhecimento do corpo docente e a chamada cooperação “Sul-Norte”, entre diferentes hemisférios. “Na América do Norte, a participação em pesquisas conjuntas, em Conselhos de Centros de Pesquisa e a mobilidade de egressos referenciam o reconhecimento acadêmico das atividades do curso. Na África, a recepção local de estudantes da comunidade luso-africana marca a capacitação de recursos humanos para atuarem no desenvolvimento e economia regional, fortalecendo a cooperação ‘Sul-Sul’”, menciona.

Além disso, os textos, livros e produtos de pesquisa e extensão dos (as) docentes estão disponíveis em plataformas internacionais, tais como: Research Gate, Zenodo, Academia, Orcid, Web of Science, dentre outros, e no site do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR). “Esse material, que reflete a ciência aberta à comunidade acadêmica, tem tido milhares de downloads e citações, o que consolida a credibilidade dos grupos de pesquisa capitaneados pelos docentes do curso de Ciências Econômicas da Unioeste de Toledo”, afirma Lima.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim