De estudante à educadora: projeto social da Ação São Vicente de Paulo tem desempenhado um papel essencial na capacitação de jovens


Foto: Divulgação - Prati-Donaduzzi

"Cada um de nós representa uma nota musical que torna o mundo mais harmonioso", foi assim que deu início a história de Jeane Deysy Buss e a Ação São Vicente de Paulo. Há 12 anos, ela ingressou como aluna, participando de diversas atividades oferecidas pela organização como teatro, esportes e cursos profissionalizantes. "Minha mãe sempre admirou muito o trabalho realizado pelas irmãs, e foi por meio desse apoio que fui encorajada a fazer parte deste projeto incrível", revelou Jeane.

Com uma paixão pelas artes, literatura, música e dança, Jeane, que vem de uma família humilde, encontrou na Ação São Vicente de Paulo uma oportunidade para se descobrir. "Este lugar prepara as crianças para o mundo, desenvolvendo suas habilidades em diversas áreas. Sempre quis trabalhar aqui, e quando recebi o convite da irmã, aceitei o desafio. Nunca imaginei estar do outro lado, ensinando. Espero transmitir o conhecimento que foi desenvolvido em mim para os meus alunos através das oficinas", enfatizou Jeane Deysy Buss.

A Ação Social São Vicente de Paulo foi fundada em 30 de setembro de 1961 e atende atualmente 300 crianças com idades entre 6 a 17 anos, oferecendo cursos gratuitos em 18 modalidades. "Há 62 anos, prestamos serviços aos toledanos e nos orgulhamos de ter crescido junto com a cidade, ajudando a resgatar os valores humanos e a cidadania de muitos jovens. Nosso objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho e proporcionar bem-estar a todos que procuram nossa instituição”, revelou Irmã Vilma Geopatto, vice-diretora da organização.

Marcando gerações

Para viabilizar as atividades oferecidas pelo projeto, a Ação São Vicente de Paulo conta com o apoio de parceiros, incluindo a Prati-Donaduzzi, que oferece suporte por meio da Campanha Legal. Nesse programa, a empresa destina parte dos recursos do imposto de renda para entidades do município por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Toledo.

"Diariamente, buscamos atender iniciativas sociais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da sociedade, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Isso possibilita a essas pessoas a oportunidade de construir um futuro brilhante. Por meio dessa iniciativa conseguimos beneficiar aproximadamente seis organizações em nossa cidade”, destacou Lucas Angnes, gerente de marketing da Prati-Donaduzzi.

Com o lema amando, educando e promovendo, a Ação São Vicente de Paulo já marcou diversas gerações, na qual atendeu até o momento cerca de 30 mil jovens. A diretora e fundadora da entidade, Irmã Luiza Menin, relembra essa história de amor e dedicação aos toledanos. "As crianças estão sob cuidados de alta qualidade e são acolhidas com muito carinho. Aqui procuramos educá-las para a vida, bem como capacitar para que elas se tornem humanos exemplares. A colaboração da comunidade é essencial para a manutenção de nossa organização, pois é um pilar fundamental para a continuidade de nossos serviços”, afirmou Luiza.

Para mais informações sobre as atividades sociais e todo o trabalho realizado pela Ação Social São Vicente de Paulo basta entrar em contato pelo telefone (45) 2103-2900 ou se deslocar até a sua sede, localizada na Rua Sete de Setembro, Nº 637, no Centro de Toledo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias