Devido ao aumento de casos de dengue em Toledo, Prati-Donaduzzi realiza campanha de conscientização


Foto: Divulgação - Prati-Donaduzzi

Ele é especialista em encontrar ambientes propícios para reprodução, geralmente em pequenos acúmulos de água parada, como vasos de plantas, pneus velhos, recipientes descartados e tambores de água, que se tornam cenários ideais para a proliferação de larvas. Durante o verão, a presença indesejada do Aedes aegypti ocorre com maior regularidade. De acordo com o Informe Semanal da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no período sazonal 2023/2024 iniciado em julho passado, o estado registrou 21.837 casos e seis óbitos. Em Toledo, houve um aumento de notificações, passando de cerca de 300 casos no mesmo período de 2023 para 1.100.

A Prati-Donaduzzi comprometida na promoção da saúde de milhões de brasileiros e atenta ao avanço da dengue, une esforços com a Prefeitura de Toledo e a Secretaria de Saúde na luta contra essa doença. A programação de atividades inclui a conscientização através das redes sociais da Prati-Donaduzzi, a distribuição de materiais informativos e orientações aos colaboradores da empresa pelas equipes da SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Além disso, será mantido as inspeções regulares realizadas pelo setor de controle de pragas ambientais, bem como a limpeza e manutenção de drenos efetuadas pela engenharia.

“Acreditamos que ao unirmos forças com a comunidade e outras entidades, podemos contribuir na redução dos casos de dengue e na melhoria da qualidade de vida em nossa região. Estamos empenhados em promover a educação sobre a prevenção, instigando a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti”, enfatiza o gerente de marketing da farmacêutica, Lucas Angnes.

A conscientização e engajamento da comunidade na eliminação de possíveis criadouros ainda representam um dos principais desafios, com o objetivo de diminuir a reprodução e disseminação do vírus da dengue. “O apoio de toda a sociedade e das empresas é fundamental para iniciar a eliminação dos focos do mosquito. Se todos se unirem, cuidando de suas propriedades e cooperando com os agentes de endemias, podemos evitar a declaração de estado de calamidade pública em nosso município, pois esse risco está presente”, destaca a coordenadora do setor de Endemias da Prefeitura de Toledo, Lilian Konig.

Agente Mirim

Desde outubro de 2023, o projeto Agente Mirim integra regularmente a grade curricular dos alunos do 4º ano nas escolas públicas de Toledo. Com 50 minutos de aula por mês, os estudantes adquirem conhecimentos sobre as medidas necessárias para diminuir os criadouros do mosquito, vivenciam a experiência de ser um agente mirim e compreendem os riscos associados à dengue. Os alunos são encarregados da missão de realizar inspeções em suas residências e na escola. “A ideia não se limita apenas à educação, mas também visa desmistificar informações da doença, preparando essas crianças para se tornarem adultos mais conscientes na luta contra a dengue”, explica Lilian.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias