Diplomação oficializa mandatos de prefeitos e vereadores na Comarca de Toledo

A diplomação dos candidatos eleitos na Comarca de Toledo encerrou-se na quarta-feira, 18, oficializando os resultados das urnas e habilitando prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos a assumirem os seus mandatos a partir de 01º de janeiro de 2025. A solenidade foi dividida em duas datas: na terça-feira, 17, ocorreu a diplomação dos eleitos do município de Toledo, e no dia seguinte, dos representantes dos municípios de Ouro Verde do Oeste-PR, São Pedro do Iguaçu-PR, São José das Palmeiras-PR e Tupãssi-PR, pertencentes à 148ª Zona Eleitoral.
O juiz eleitoral Sérgio Laurindo Filho destacou a transparência do processo eleitoral, ressaltando o impacto positivo da campanha "Eleições 2024 no Caminho da Paz", que buscou promover eleições inclusivas, livres de desinformação e discursos de ódio. "A diplomação é a confirmação de que o candidato foi eleito legalmente, com registro e documentação em dia, e está apto a tomar posse em janeiro", enfatizou o magistrado.
Nos municípios da região, os prefeitos eleitos destacaram as suas prioridades e desafios para os próximos quatro anos:
São Pedro do Iguaçu
Jacir Danelli (Podemos), prefeito eleito pela primeira vez, afirmou que pretende reduzir o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), melhorar as estradas rurais e investir em infraestrutura urbana e habitacional. Também foram diplomados os vereadores: Angelica Bernardi (Podemos), Alessandra (Progressistas), Feo (Republicanos), Anderson Gregory (Progressistas), Bruna do Manolo (União Brasil), Simone Rambo (Podemos), Pardal (Republicanos), Malcon Cechin (PL) e Topan (Progressistas).
Ouro Verde do Oeste
Reeleito, Lucian Aluisio Dierings (Cidadania), conhecido como Gugu, planeja novos projetos a partir de 2025, com foco na organização financeira e aplicação em políticas públicas que beneficiem a população. Também foram diplomados os vereadores: Baiano (União Brasil), Polako (União Brasil), Rafael Zorzo (PL), Jéferson Pontille (PRTB), Cido Bicudo (Progressistas), Nivaldo Firmino (PSD), Osvalderi (PL), Leca (PSDB) e Peleska (Republicanos).
Tupãssi
José Carlos Mariussi (PL), o "Cal", retorna à política após oito anos e promete priorizar áreas como saúde e limpeza pública, além de investir em melhorias que atendam aos anseios da população local. Também foram diplomados os vereadores: Carlos Alexandre Guerra (PL), Daniel Ivan Geminiano da Silva (Progressistas), José Arildo de Oliveira (União Brasil), José Vanderlei dos Santos (PSD), Leandro Garcia da Rosa Flores (MDB), Lucas Yago Chesca (União Brasil), Luiz Perdoncini Ribeiro (PL), Marilza Prodósimo Liberato (União Brasil) e Nelson Meyer (Progressistas).
São José das Palmeiras
Franco Maria Alves Cabral (PSD) destacou a educação como principal desafio, com o objetivo de zerar a fila de espera no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). O prefeito eleito reforçou a importância do planejamento e da gestão eficiente diante das limitações orçamentárias do município. Também foram diplomados os vereadores: Goiabinha (Progressistas), Jones Lourenço (PSD), Sandra Brum (PSD), Chico (PSD), José Marcos Neno (PSD), Daniel (Progressistas), Luiz Carlos Toni (Progressistas), Guisla Salvador (Progressistas) e Zezão (Cidadania).
A diplomação simboliza o fechamento do processo eleitoral, garantindo aos eleitos o direito de iniciar os seus mandatos, fortalecendo a democracia nos municípios da Comarca de Toledo.




















Procura-se: Família do distrito de Cerro da Lola em Toledo procura por cachorrinha desaparecida