A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) reuniu, na manhã de quinta-feira (05), o Conselho Maior da entidade, formado por ex-presidentes, em um encontro voltado ao alinhamento institucional e ao fortalecimento da entidade. Conduzida pelo presidente Ademir Kopeginski, a reunião contou com a participação de 17 ex-dirigentes e teve como principal objetivo apresentar a composição da Diretoria Executiva para o ano de 2026, além de atualizar o grupo sobre os trabalhos em andamento, novidades previstas para os próximos meses e temas estratégicos de interesse do empresariado e do município.
Para o presidente da ACIT, Ademir Kopeginski, a realização periódica desses encontros é fundamental para a entidade. “É um momento especial quando conseguimos reunir lideranças tão importantes e formadoras de opinião da nossa comunidade. Todos têm uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de Toledo e muito a contribuir para o fortalecimento da ACIT. Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar um resumo dos resultados de 2025 e formalizar o convite para o evento de posse da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos, programado para o mês de março”, destacou.
Durante o encontro, os ex-presidentes tiveram a oportunidade de se apresentar aos membros da Diretoria Executiva e, da mesma forma, os dirigentes empossados em 1º de janeiro de 2026 puderam detalhar suas áreas de atuação. Entre eles, apresentaram-se, o presidente Ademir Kopeginski; o vice-presidente de Finanças, Rafael Hirata; o vice-presidente de Produtos, Michel Becker; a vice-presidente de Comércio e Serviços, Daiany Carulli; a vice-presidente de Relações Institucionais, Giselle Grando; o vice-presidente de Indústria, Lieser Belenzier; o vice-presidente de Inovação e Tecnologia, Leonardo Superti; o vice-presidente de Núcleos, Tiago Rockembach, o diretor do Jovem Empreendedor, Pedro Giordani; a diretora de Responsabilidade Social e Ambiental, Elisa Matos, o diretor de Eventos Corporativos, Victor Dallago e o diretor do Agronegócio, Nelson Gafuri.
Representatividade
O ex-presidente Mario Costenaro (2004/2005) e atual Prefeito de Toledo, destacou o papel histórico da entidade na construção da cidade e apontou os desafios para os próximos anos. “Todos os ex-presidentes contribuíram de forma decisiva para a construção de Toledo. Agora, precisamos estar atentos aos próximos anos, pensando em competitividade, atração de investimentos e no fortalecimento do setor produtivo local”, afirmou. Segundo ele, o diálogo institucional é essencial. “É muito importante mantermos esse diálogo para falar sobre Toledo, estreitar relacionamentos e estarmos integrados. A ACIT demonstrou sua evolução ao longo do tempo, mas mais do que nunca precisamos planejar, absorver o desenvolvimento e garantir que ele seja sustentável”, completou.
A ex-presidente Solange Martins (2005/2006) ressaltou a renovação e a representatividade dentro da entidade. “É uma satisfação ver jovens e principalmente mulheres seguindo carreira e assumindo a presidência. Todos que construíram essa história enfrentaram dificuldades e superaram desafios”, disse. Para ela, a ACIT cumpre um papel inspirador: “A entidade é uma luz, inspira novos horizontes e fortalece o associativismo”.
Já Edésio Reichert (2011/2013) destacou o orgulho de ver pessoas comprometidas com o bem coletivo. “É motivo de orgulho ver gente com disposição para pensar questões coletivas. A presidência nos transforma, nos torna pessoas melhores”, comentou. Ele também fez uma reflexão sobre valores: “Precisamos pensar no papel do ambiente corporativo na formação das pessoas, inclusive no estímulo à responsabilidade desde cedo”.
Falando sobre sua trajetória, Cristiano Rocha (2024/2025 e 2025) enfatizou o valor humano da experiência vivida na ACIT. “Sou feliz com a minha jornada, sempre ligada às pessoas. Estar próximo de vocês me enriqueceu muito”, afirmou. Ele agradeceu aos colegas de diretoria e à equipe interna. “As relações construídas dentro da ACIT fazem sentido e só foram possíveis graças ao apoio do time interno”, destacou. Cristiano ainda desejou sucesso ao novo presidente. “A dedicação ao associativismo muitas vezes é maior que a própria responsabilidade familiar, mas vale a pena quando olhamos para trás e vemos o quanto conseguimos contribuir com a sociedade. A ACIT não é do presidente, é dos associados, e é por isso que estamos aqui”.
Matrículas Abertas 2026
Garanta o futuro do seu filho(a) no Colégio Inovação Militar!
Você está pronto para superar seus limites?
Desafie-se no Braus Club Crossfit: crossfit, HYROX e treinos para todas as idade...
Ração no portão: delivery fácil e grátis em Toledo
Com a Coimbra PetShop, peça e receba ração em casa, rápido e sem taxa.
Scooter Elétrica Foston X13 MAX
Economize e pratique mobilidade. Confira as condições especiais na RJK Mobi de T...
Mais
O ex-presidente Walmor Lodi (2011) destacou a renovação e o impacto da entidade para além de seus muros. “É bonito ver pessoas novas querendo ajudar. Quando falamos da ACIT, falamos de Toledo como um todo”, afirmou. Ele lembrou sua trajetória pública. “Quando saí daqui e fui vereador, levei a ACIT comigo e uma grande responsabilidade”, disse. Lodi também se mostrou otimista com o futuro. “Muita coisa boa está vindo para Toledo. É preciso estratégia, jogo de cintura, e vejo que a entidade está no caminho certo. Parabéns a todos os envolvidos”.
Para Alceu Dal Bosco (2007/2008), a participação na ACIT abre portas para outras frentes de atuação.“Que as pessoas que assumem a presidência da ACIT também possam assumir outras entidades. É uma alegria ver um profissional da área contábil na presidência, representando a categoria”, declarou, parabenizando todos os envolvidos.
Claudenir Machado (2020/2021 e 2021/2022) reforçou a confiança na nova gestão. “Parabenizo o Ademir pela responsabilidade de estar à frente da ACIT. Tenho certeza de que todos são competentes e cada um saberá enfrentar seus desafios”, afirmou.
Edson Carollo (2013/2014) trouxe dados que reforçam a força do município.
“Em uma pesquisa das melhores cidades do Sul do Brasil, excluindo as capitais, Toledo aparece em nono lugar”, destacou. Segundo ele, o diferencial da cidade é claro. “O que mais se destacou foi o associativismo, o cooperativismo e o agronegócio. Não podemos esquecer que as coisas boas são feitas por pessoas boas”, afirmou. Carollo também defendeu uma postura positiva. “Temos capacidade de evoluir ainda mais. Precisamos seguir em frente, com positividade, mesmo em momentos difíceis, mantendo postos de trabalho e acreditando no futuro”.
Encerrando o encontro, o atual presidente Ademir Kopeginski agradeceu a presença e o apoio de todos. “Quero agradecer a todos. Teremos outras oportunidades para conversar com mais profundidade”, disse. Ele reforçou a importância da união. “É muito positivo contar com vocês juntos nesta gestão. Vamos trabalhar os 60 anos da ACIT e formar grupos de trabalho para colaborar com esse momento tão importante”, concluiu.
Ao final do encontro, foram entregues os convites oficiais para o Jantar de Posse da Gestão 2026, que será realizado no dia 06 de março, no Olinda Hotel e Eventos, destinado a autoridades e convidados.
Participaram da reunião do Conselho Maior os ex-presidentes Alceu Dal Bosco (2007/2008), Anaide Holzbach (2022/2023 e 2023/2024), Augusto Sperotto (2001/2003), Claudenir Machado (2020/2021 e 2021/2022), Cristiano Rocha (2024/2025 e 2025), Danilo Gass (2015/2016), Edésio Reichert (2011/2013), Edmir Costa (1982/1983 e 1994/1995), Edson Carollo (2013/2014), Eduardo Della Costa (2010/2011), Hermes Inácio (2008/2009), Joel Loh (2009/2010), Marcos Destefeni (2018/2019 e 2019/2020), Mario Costenaro (2004/2005), Odair Nascimento (1989/1990), Solange Martins (2005/2006) e Walmor Lodi (2011).