Equipe da UBS do Jardim Panorama ministra palestra na Paróquia Sagrada Família

Parte da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Panorama esteve, na tarde desta sexta-feira (12), no salão da Paróquia Sagrada Família para dialogar sobre um tema cada vez mais urgente: “Depressão e qualidade de vida”. A atividade insere-se no contexto do “Setembro Amarelo”, campanha mundial dedicada à prevenção do suicídio.
Cerca de 50 pessoas participaram da conversa, que foi conduzida pelo enfermeiro e gerente da unidade, Fabiano Mazocco, e pelas agentes comunitárias de saúde Antonia Antunes de Lara e Sueli Pereira de Jesus. Mais do que discutir os desafios da depressão e os riscos associados à falta de cuidado com a saúde mental, os profissionais também reforçaram o convite à comunidade para participar dos grupos de acompanhamento oferecidos pela UBS, como o de gestantes, de crochê, de caminhada e o HiperDia, voltado a pacientes com hipertensão e diabetes.
O gerente da UBS explica que a parceria com a Paróquia Sagrada Família amplia o alcance das ações de promoção em saúde. “Estamos fazendo essa união entre a Estratégia de Saúde da Família e a Igreja para termos um acesso mais direto com os pacientes e conscientizar as pessoas sobre qualidade de vida”, comenta. “É a nossa segunda reunião aqui e, para esta ocasião, preparamos um conteúdo que reforça a importância da saúde mental, algo que se associa às demais atividades voltadas à qualidade de vida que realizamos em nossa unidade”, pontua.
O encontro aconteceu durante a reunião mensal organizada pela paróquia, ocasião em que famílias assistidas pelo auxílio fraterno recebem cestas básicas. A iniciativa conta com o apoio da Cáritas, entidade que, entre outras ações, auxilia imigrantes em processo de regularização no país.
Antes da palestra, houve momentos de oração e leitura do Evangelho que contaram com a presença do pároco da Paróquia Sagrada Família, padre André Fatega. “A cada mês nos encontramos para um momento de espiritualidade e também um momento formativo. Hoje tivemos a oportunidade de ter a presença da equipe da UBS do Panorama que veio falar de algo tão importante como a saúde mental. Para famílias que passam dificuldades, como estas que nós assistimos, este é um assunto que precisa ser trabalhado, pois o sofrimento e a falta de esperança são fatores que podem agravar quadros de enfermidade”, analisa o sacerdote.














Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela