Estação de tratamento de Foz do Iguaçu é premiada como melhor planta de saneamento do País

Fonte: AEN
Estação de tratamento de Foz do Iguaçu é premiada como melhor planta de saneamento do País
📷 Foto: AEN
n
n n

A Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, de Foz do Iguaçu, foi premiada como a melhor planta sustentável de saneamento do País, durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Foz, entre 18 e 20 de abril. A unidade da Sanepar trata o esgoto coletado dos moradores da região sul da cidade de forma sustentável e inovadora. Os projetos desenvolvidos na ETE têm foco na microgeração de energia distribuída híbrida, que é a aplicação conjunta de biogás, energia solar e hidroenergia.

nn

???A Sanepar tem tradição na utilização do biogás e um potencial muito grande de aumentar esse uso devido ao alto volume de biogás que já produzimos nas estações de todo o Paraná. Isso traz benefícios ao meio ambiente e também contribuirá para a modicidade tarifária, como preconiza o marco do saneamento???, afirma o diretor-presidente da empresa, Claudio Stabile.

nnnn

A Companhia é pioneira em fazer o aproveitamento energético do gás gerado nas estações de tratamento de esgoto. A ETE Ouro Verde foi a primeira do país a aderir ao sistema de compensação de energia elétrica, certificada pela Aneel, com energia movida a biogás.

nn

Além dela, a ETE Belém, em Curitiba, gera energia elétrica a partir do lodo de esgoto que é processado na CS Bioenergia. E, na Estação Atuba Sul, também em Curitiba, um gasômetro armazena o biogás que é utilizado para a secagem do lodo que posteriormente será utilizado como biomassa.

nn

???Todo trabalho reflete um projeto de inovação com base no conceito de eficiência energética e economia circular???, explicou o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, durante apresentação dos projetos da Sanepar no Fórum.

nn

Com financiamento do banco alemão KfW, a Sanepar está ampliando o uso da tecnologia de aproveitamento de biogás na geração de energia em mais oito estações de esgoto no Estado.

nnnn

Visita técnica

Nesta quinta-feira (20), como parte da programação do Fórum de Biogás, cerca de 40 profissionais da área de bioenergia de várias regiões do país visitaram a ETE Ouro Verde para conhecer o processo de tratamento aliado à produção de energia limpa. A estação tem capacidade de tratar até 70 litros por segundo de esgoto doméstico, atendendo 35 mil habitantes.

nn

Na Ouro Verde, há o aproveitamento de dois subprodutos da estação. No processo de geração de energia elétrica, a partir do biogás, o sistema tem um conjunto de motor, com 25 kW de potência nominal, combinado com placas solares. A energia gerada e não consumida na ETE vai para a rede pública. Entre 2020 e 2022, foram compensados mais de 18,5 MWh de energia.

nn

O outro subproduto é o lodo do esgoto, que é higienizado e entregue à agricultura como fertilizante.

nn

Profissional premiado

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Collere Possetti, também foi premiado no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Possetti conquistou o terceiro lugar entre os melhores profissionais do setor no País.

n n
n

Últimas Notícias

Maioria dos pacientes que importa remédios canábicos faz musculação
Cotidiano

Maioria dos pacientes que importa remédios canábicos faz musculação

Há 6h
Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles
Esportes

Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

Há 6h
Após agredir companheira, homem danifica algema e surta na Delegacia de Toledo
Policial

Após agredir companheira, homem danifica algema e surta na Delegacia de Toledo

Há 6h
Cascavel Futsal abre 2 a 0, mas cede empate para a ACBF - Carlos Barbosa pela Liga Nacional
Esportes

Cascavel Futsal abre 2 a 0, mas cede empate para a ACBF - Carlos Barbosa pela Liga Nacional

Há 7h
Bolívia: caem bloqueios após estado de exceção e acordo com sindicato
Brasil e Mundo

Bolívia: caem bloqueios após estado de exceção e acordo com sindicato

Há 7h
Guarda Municipal apreende moto adulterada e com mais de R$ 6 mil em débitos
Policial

Guarda Municipal apreende moto adulterada e com mais de R$ 6 mil em débitos

Há 7h
Marcha em São Paulo pede legalização da maconha
Variedades

Marcha em São Paulo pede legalização da maconha

Há 7h
Stein Cascavel Futsal vence o Londrina em casa e mantém invencibilidade na temporada
Esportes

Stein Cascavel Futsal vence o Londrina em casa e mantém invencibilidade na temporada

Há 7h
Homem é agredido com corrente e pedaço de madeira em Toledo
Policial

Homem é agredido com corrente e pedaço de madeira em Toledo

Há 10h
Falso alerta da Defesa Civil atingiu cerca de 30 milhões em 8 estados
Brasil e Mundo

Falso alerta da Defesa Civil atingiu cerca de 30 milhões em 8 estados

Há 10h
Mulher é mordida na mão durante discussão com o marido em Toledo
Policial

Mulher é mordida na mão durante discussão com o marido em Toledo

Há 10h
Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
Cotidiano

Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades

Há 10h
Ver mais notícias