A Escola de Administração Pública de Toledo (Escola de Governo), nesta quarta-feira (18), será palco, entre quarta-feira e sexta-feira (18 a 20) desta semana, de uma capacitação especial para os servidores do Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (Fapes/Toledoprev). O encontro teve caráter pedagógico e trabalhou o planejamento estratégico aplicado ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) com os servidores.
Com carga-horária de 24 horas de capacitação, o curso tem 28 inscritos. Durante os três dias, eles vão adquirir conhecimentos relacionados ao RPPS, realizando o planejamento de suas atividades e onde querem chegar daqui a cinco anos.
A diretora-executiva do Fapes/Toledoprev, Roseli Fabris, observou as vantagens da capacitação para os servidores. “Melhora muito a tomada de decisões, pois os integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal, no momento de analisar uma deliberação ou realizar uma diligência, vão ter um olhar mais aprofundado sobre o assunto, ampliando a participação e melhorando a governança do RPPS”, conta. “Essa capacitação está sendo ministrada no formato de workshop, durante o qual os servidores fazem uma imersão nos assuntos e esperamos que eles saiam daqui com uma visão do que é o planejamento estratégico no setor público, principalmente em relação ao regime próprio de previdência”, frisa.
Depois dessa capacitação, o Fapes/Toledoprev promoverá outras ações de formação, sendo que a próxima está prevista para os dias 16, 17 e 18 de março, quando serão trabalhadas questões de controles internos. “É um curso que se destina ao objetivo de permitir com que todos os processos fiquem evidentes e também para que os servidores entendam como eles acontecem”, comenta.