Forte chuva em Toledo arranca coberturas de prédios e derruba árvores


Foto: Gilmar Angelo - Toledo News

A chuva e o vento vieram com muita força no meio da tarde desta segunda-feira (04), em Toledo e região. A chuva iniciou por volta das 15h00 e durou poucos minutos, mas foi suficiente para causar alguns danos pelo município.

Uma das cenas mais impressionantes pôde ser vista na região da Vila Pioneiro, local onde toda a cobertura de aluzinco de um prédio foi destruída. A situação ocorreu nas proximidades do cruzamento da Rua dos Pioneiros com a Rua dos Bandeirantes. Toda a parte metálica e ferragens da cobertura foi arremessada e caiu no meio da via, interditando o trânsito no local. 

Outra situação parecida foi registrada na Avenida Maripá, no cruzamento com a Rua Riachuelo, região da Vila Operária, onde mais uma estrutura similar foi arrancada e ficou totalmente retorcida. A estrutura foi parar em cima de um hotel e danificou alguns cabos de energia elétrica. Felizmente o prédio não conta com moradores no momento.

Em alguns pontos da sede e interior do município também houve a ocorrência de quedas de árvores. Uma das cenas registradas pela equipe de reportagem do Toledo News foi no cruzamento da Avenida Senador Attílio Fontana com a Rua dos Pioneiros. Outras quedas também ocorreram no cruzamento da Rua São João com a Rua Paris, no Centro, e no cruzamento da Rua Gabriel Delane com a Rua Léon Diniz, no Jardim Pancera. Outra árvore também caiu na Avenida Parigot de Souza, região do Supermercado Muffato.

Em alguns pontos do interior do município também foi registrada a queda de árvores e falta de energia elétrica.

Atendimento

Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender as situações de emergência como a remoção de galhos e árvores.

A Prefeitura colocou o telefone e WhatsApp do Gabinete (45) 9-9973-4022 à disposição da comunidade para o caso de árvores e galhos caídos. Outros contatos podem ser feitos através da Guarda Municipal (153), Ouvidoria Geral do Município (156) ou Corpo de Bombeiros (191).

Região

Outro município da região atingido pelos ventos e pela forte chuva foi Marechal Cândido Rondon. Várias árvores e galhos caíram no Centro e em alguns bairros. Algumas casas e estabelecimentos comerciais sofreram com o destelhamento.

A cena mais impactante foi no Supermercado Allmayer, onde a fachada caiu em cima de alguns veículos que estavam no estacionamento. Na unidade industrial da cooperativa Copagril também houve destelhamentos e alguns estragos.

Equipes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável estão trabalhando para a retirada das árvores e demais atendimentos.

Previsão do tempo

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão é de uma semana com tempo instável em Toledo e região. Ainda existe previsão de pancadas de chuva para esta noite.

Para os próximos três dias o prognóstico é de um clima fechado, com muitas nuvens encobrindo os céus de Toledo. A tendência é de que a chuva volte a dar as caras na sexta-feira (08), quando estão programados ao menos 22,60 mm, com uma probabilidade de incidência de 97,00%.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias