O município de Toledo sediou nesta sexta-feira (28) o III Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná. O evento aconteceu no anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico e contou com a participação de aproximadamente 70 gestores, entre prefeitos, guardas municipais, secretários, diretores e servidores ligados à área de segurança. As temáticas abordadas iam desde a organização das corporações, até novas tecnologias e estratégias para melhorar a segurança pública da população.
Além de Toledo, foram contabilizados participantes de outros 19 municípios do Paraná: Umuarama, Mandaguaçu, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Iguaraçu, Castro, Maringá, Sarandi, Lobato, Pinhais, Campo Mourão, Marialva, Londrina, Cascavel, Curitiba, Guaira, Arapongas, Antônia, Iporã. O encontro foi promovido pelo Fórum de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guarda Municipal do Paraná, com o apoio da Federação Paranaense de Guardas Municipais (Fepeguam).
S.O.S Lavadoras: manutenção rápida lavadora ou geladeira
Preços acessíveis. Orçamento fácil pelo WhatsApp.
S.O.S Lavadoras
Expresso Nordeste: conforto exclusivo na rota Toledo-SP
Viaje Leito Cama com poltronas reclináveis e compre fácil no WhatsApp ...
Expresso Nordeste
Muffatão Auto Center: pneus com até 7% de desconto no Pix
Economize na troca dos pneus e pague em até 10x no cartão. Ofertas par...
Muffatão Auto Center
Top Jeans: jeans a partir de R$ 59,99 em Toledo
Variedade para todos os estilos e tamanhos. Aproveite já os melhores p...
Top Jeans
Vagas abertas para Motorista Carreteiro
Junte-se à Transportadora Nova Santa Rosa! Envie seu currículo pelo Wh...
Transportadora Nova Santa Rosa
Coimbra PetShop: até 20% de desconto em rações para pet neste mês
Garanta as melhores marcas e aproveite frete grátis em compras acima d...
Coimbra PetShopO secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Cel PM RR Péricles de Matos, foi um dos debatedores do encontro. Ele reconheceu a ação do prefeito Beto Lunitti e do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni por estar ativando as guardas municipais do Paraná e os secretários municipais de segurança. ???Esse é o momento em que você reúne todos aqueles que militam na segurança pública municipal e nós estamos compartilhando boas práticas: o que foi problema para mim no passado está sendo o problema de uma guarda nesse momento. Então eu já tenho a solução e reparto com o meu camarada que está passando esse problema. A iniciativa de Toledo foi fundamental e quem sai beneficiado ao final é o cidadão, pois as coisas acontecem no ambiente urbano, nas cidades???, exemplificou Péricles.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, comemorou o resultado do encontro. ???Ficamos felizes em receber o convite para sediar esse encontro e avaliamos de forma muito positiva. Houve uma sinergia muito boa entre os gestores e palestrantes. A troca de informações é muito importante e faz com que todos cresçam, desde os municípios menores aos maiores, ou seja, todos ganharam com a realização deste encontro???, avaliou Goldoni.
O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt representou o Executivo Municipal no encontro e elogiou a condução dos trabalhos da Guarda Municipal, além de destacar as diversas ações que o município tem feito para melhorar a questão da segurança pública. A ???muralha digital??? é uma delas, onde câmeras estrategicamente posicionadas nas entradas e saídas do município são capazes de identificar veículos com aviso de furto e acionar as autoridades competentes.
???Toda a troca de informação e conhecimento entre as corporações é válida. Isso agrega muito ao nosso conhecimento. Eu estou trocando informações com as empresas que estão expondo e com outros gestores com o objetivo de melhorar os serviços na minha cidade. Esse evento foi altamente produtivo???, avaliou o Gerente de Planejamento da Prefeitura de Arapongas, o Guarda Municipal João Maicon Marques.
Combate Diniz Móveis e Eletro: Ofertas exclusivas direto no WhatsApp
Entre para o Grupo VIP e tenha acesso a descontos, ofertas e sorteios de ingress...
Cobertura completa contra colisão, roubo e furto de veículos
A partir de R$ 97,50 por mês! Conheça a Star Proteção Veicular
Reforço escolar em português e matemática
Acompanhamento escolar individualizado para crianças. Resultados visíveis em pou...
Sorriso Toledo: Mais segurança com reconhecimento facial
Mais segurança e benefícios garantidos! Recadastre-se agora na Loja Passe Bem
Mais
???A divulgação do pedestre seguro, com Toledo sendo referência, em vários aspectos como o muralha digital, o desenvolvimento de radares e outros serviços é bem importante no âmbito da segurança no trânsito. Aqui vieram muitos gestores procurando saber mais e buscar inovação para a melhoria do trânsito e da segurança em suas cidades???, relatou o engenheiro responsável pela Ebitech3 Inovação e Tecnologia, uma das empresas expositoras, Jefferson Luis Felisbino Junior.
Desafios - O Grande Desafio, segundo o Cel Péricles, nesse momento é aliar, além da presença real e ostensiva à tecnologia que está sendo apresentada, mas o desenvolvimento de protocolos, pois nem todas as cidades ou estados têm protocolos. ???Nós precisamos padronizar e unificar esses protocolos. Talvez um protocolo único. Não ficarmos pensando só setorizados em escolas. O momento urge à proteção das escolas, mas temos outros locais que reúnem pessoas, como igrejas, clubes, praças esportivas, entre outros. Então precisamos desenvolver planos de segurança para esses ambientes de modo que o cidadão ao sair de casa, por onde ele transitar, por onde ele exercer a sua vida social, ele esteja num ambiente protegido e a Guarda Municipal faz muito bem o seu trabalho???, pontuou o Secretário da capital do Estado.
Entre os encaminhamentos do III Encontro de Gestores Municipais está a criação de um Conselho Estadual que vai reunir os secretários e os comandantes das guardas municipais. O objetivo é dar mais peso político, mais capacidade de resposta e capacidade de articulação, inclusive em Brasília, para as políticas públicas de segurança.