Governo de Santa Catarina anuncia construção de bunkers em escolas estaduais para reforçar proteção contra tempestades

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que vai iniciar a construção de bunkers (salas seguras) em escolas estaduais para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidade escolar diante de tempestades severas. O primeiro deve ser construído já durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira. Jorginho Mello visitou a unidade no domingo, 09, logo após a passagem de um tornado que destruiu a escola.
O governador explicou que as chamadas “salas seguras” serão instaladas em áreas estratégicas dos colégios, aproveitando espaços úteis já existentes, mas com estrutura reforçada para resistir a tornados e chuvas intensas. Segundo ele, a implantação ocorrerá de forma gradual, priorizando escolas que passarão por grandes reformas e novas edificações da rede estadual. As unidades localizadas no Extremo Oeste, que foram atingidas recentemente, devem receber os primeiros trabalhos de manutenção nos próximos dias.
Durante a manhã e tarde de domingo, Jorginho Mello visitou as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução. Os dois municípios foram fortemente afetados por temporais e tornados durante o final de semana. Além dos alertas emitidos e monitoramento de risco das intempéries, imediatamente às ocorrências, a Defesa Civil estadual iniciou o trabalho junto à população atingida com a entrega de telhas, lonas, material de limpeza, cestas básicas e demais apoio.
Os efeitos dos eventos climáticos também atingiram o Paraná nos últimos dias, especialmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, onde um tornado de Categoria F3 causou enorme destruição, queda de árvores, destruição de inúmeras casas e comércios e interrupções no fornecimento de energia. Outras cidades da região Sudoeste e Oeste do estado também registraram danos estruturais e acionamento da Defesa Civil, reforçando o alerta para a necessidade de medidas preventivas e de proteção em situações de emergência climática.
Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado de Santa Catarina.




















Procura-se: Documentos em nome de Antônio Leal Guilherme dos Santos, perdido entre o Posto Estradão Azul e o Primato