Governo de Santa Catarina anuncia construção de bunkers em escolas estaduais para reforçar proteção contra tempestades


Foto: Divulgação - Secom/SC
+74 mil
Siga o Toledo News no Insta

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que vai iniciar a construção de bunkers (salas seguras) em escolas estaduais para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidade escolar diante de tempestades severas. O primeiro deve ser construído já durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira. Jorginho Mello visitou a unidade no domingo, 09, logo após a passagem de um tornado que destruiu a escola.

O governador explicou que as chamadas “salas seguras” serão instaladas em áreas estratégicas dos colégios, aproveitando espaços úteis já existentes, mas com estrutura reforçada para resistir a tornados e chuvas intensas. Segundo ele, a implantação ocorrerá de forma gradual, priorizando escolas que passarão por grandes reformas e novas edificações da rede estadual. As unidades localizadas no Extremo Oeste, que foram atingidas recentemente, devem receber os primeiros trabalhos de manutenção nos próximos dias.

Durante a manhã e tarde de domingo, Jorginho Mello visitou as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução. Os dois municípios foram fortemente afetados por temporais e tornados durante o final de semana. Além dos alertas emitidos e monitoramento de risco das intempéries, imediatamente às ocorrências, a Defesa Civil estadual iniciou o trabalho junto à população atingida com a entrega de telhas, lonas, material de limpeza, cestas básicas e demais apoio.

Os efeitos dos eventos climáticos também atingiram o Paraná nos últimos dias, especialmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, onde um tornado de Categoria F3 causou enorme destruição, queda de árvores, destruição de inúmeras casas e comércios e interrupções no fornecimento de energia. Outras cidades da região Sudoeste e Oeste do estado também registraram danos estruturais e acionamento da Defesa Civil, reforçando o alerta para a necessidade de medidas preventivas e de proteção em situações de emergência climática.

Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado de Santa Catarina.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias