Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir


Foto: Toledo News

O Evangelho deste domingo, 23 de janeiro é constituído por dois textos diferentes.  No primeiro (01,1-4), São Lucas apresenta um sumário sobre a atividade evangelizadora de Jesus. Ele deixa claro que o evangelho possui fundamentos históricos relatados por testemunhas oculares que viveram com Jesus. Sua intenção é recordar à Igreja de Jesus, a importância da fidelidade, às raízes e a solidez desta doutrina recebida de Jesus, através do testemunho legítimo que foi transmitido pelos apóstolos. 

Na segunda parte (04,14-21), Jesus está na sinagoga de Nazaré e é convidado a ler um texto dos profetas e fazer um comentário.  O texto é do profeta Isaías que descreve como o Messias realizará sua missão. apresenta-se o início da pregação de Jesus, que Lucas coloca em Nazaré. O cenário de fundo é o do culto sinagogal, no sábado. O serviço litúrgico celebrado na sinagoga consistia em orações e leituras da Lei e dos Profetas, com o respectivo comentário. Os leitores eram membros instruídos da comunidade ou, como no caso de Jesus, visitantes conhecidos pelo seu saber na explicação da Palavra de Deus. O centro do relato está na proclamação de um texto do Trito-Isaías (cf. Is 61,01-02) que descreve como é que o Messias concretizará a sua missão. Jesus, então, se levanta para ler; e encontra a passagem que diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim...”. Sua conclusão é surpreendente: “Hoje se cumpriu esta escritura”!

Neste contexto o evangelista apresenta o projeto de Jesus: evangelizar os pobres, apresentar a boa-nova da salvação que ele vai anunciar a partir de agora. Como membros da Igreja esta missão também é nossa: ser batizado é ser enviado a anunciar, através de nossas vidas, o projeto salvador de Deus realizado em Jesus Cristo. A Igreja toma consciência, através deste texto, de que a sua missão é a mesma de Cristo e consiste em levar a “boa notícia” da libertação aos mais pobres, débeis e marginalizados do mundo. Ungida pelo Espírito para levar a cabo esta missão, a Igreja cumpre o seguimento de Jesus. O Papa emérito Bento XVI afirmou que ser cristão não é uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo: Jesus Cristo. 

Por isso este texto é tão importante para a nossa vida de discípulo missionário porque ele coloca as bases sobre as quais vamos viver nossa fé e nossa missão. Na sua homilia, Jesus afirma que se realiza hoje a palavra de ontem do profeta Isaías. Ele anuncia a Boa Nova aos pobres e realiza a salvação. Então compreendemos porque é que os habitantes de Nazaré tinham os olhos fixos nele, viam que Ele falava como homem que tem autoridade. Não somente as suas palavras eram “boa nova”, mas Ele próprio era a Boa Nova há tanto esperada. Desde Lucas, desde Teófilo, quantos mensageiros da Boa Nova ninguém conseguiu calar porque, se a mensagem de Cristo é precisamente uma boa nova, é feita para ser anunciada!

Aceitemos o projeto de Jesus como Igreja, como povo reunido que forma um único corpo e bebe do mesmo Espírito. “A Eucaristia nos faz Igreja, comunidade de irmãos”. Somos chamados a formar um corpo sem divisões que atua no mundo como fermento na massa. Quando os dons se transformarem em serviços, poderemos criar um mundo novo, bom para todos. 

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias