O inverno no Hemisfério Sul teve início na última quinta-feira, dia 20 de junho. Em Toledo, a estação estará sob a influência de fenômenos climáticos como La Niña e El Niño, que devem impactar as temperaturas e o regime de chuvas nos próximos meses.
A previsão para os próximos dias em Toledo já demonstra a variabilidade típica do período. Nesta quinta-feira, a temperatura máxima deve chegar a 19°C, com mínima de 12°C. Na sexta-feira, a máxima sobe para 24°C, assim como a mínima que vai para 15°C. No sábado, a máxima sobe para 17°C, e no domingo ficará em 16°C, com mínima de 5°C.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão é de um inverno com temperaturas em torno de 1°C a 2°C acima da média histórica no Paraná. Apesar do aquecimento geral, o órgão alerta para a possibilidade de intervalos de dois ou três dias com frio mais rigoroso, com temperaturas mínimas baixas e risco de geada, especialmente em julho e agosto, meses que costumam ser mais secos.
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explicou que a passagem de sistemas frontais, em sua maioria frentes frias, será frequente, o que favorece a entrada de massas de ar frio e seco de origem polar, causando quedas acentuadas nas temperaturas em curtos períodos. A partir da segunda quinzena de setembro, as chuvas devem se tornar mais frequentes devido ao aquecimento da atmosfera.
?? aconselhável que os moradores de Toledo acompanhem as atualizações da previsão do tempo para se prepararem adequadamente para as variações climáticas esperadas durante o inverno.