Mais de 30 agroindústrias confirmam participação na Expoagro Familiar 2026

Fonte: Assessoria
Mais de 30 agroindústrias confirmam participação na Expoagro Familiar 2026
📷 Foto: Divulgação

Mais de 30 agroindústrias de Toledo já confirmaram presença na Feira da Agroindústria Familiar, que integra a programação da Expoagro Familiar 2026. A exposição será realizada nos dias 24 e 25 de abril (sexta-feira e sábado), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com visitação aberta ao público das 14h00 às 22h00 e expectativa de receber mais de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias.

A organização está por conta do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Staf), denominação adotada recentemente pela entidade, antes conhecida como Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo. Além da Secretaria Municipal da Agricultura e Proteína Animal (Smap), o evento também conta com os apoios da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do programa Paraná + Eventos, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

Ao todo, 32 agroindústrias já se inscreveram para esta edição. São elas: Abelha Brasil Indústria e Comércio de Mel e Derivados Ltda., Afaqueijos, Agroindústria Rossetto, Associação dos Apicultores de Toledo (Apitoledo), Átani Queijaria, Bananas Maculan Doces Saudáveis, Bee Oeste, Beira Parque, Cachaça Rancho Urutau, Cachaçaria Velas Negras, Café na Lata, Charcutaria Caravaggio, Colinas Agro Industrial Ltda. ME, Criado a Pasto, Dina Massas, Doces Mamborê, Entre Sabores, Koch Charcutaria Artesanal Ltda., Lactomesa, Laticínio Falcão, Maraya Delícias Artesanais, Massas Campo Vivo, Morangos Corassari, Pimentas Rener, Pongraná Derivados de Cana, Queijaria Flor da Terra, Queijaria Vila Belli, Queijos Stein, Sítio Della Pasqua, Tradição Embutidos, Vinhos Bona e Vinícola Wein Haus.

Para os produtores

Além da exposição e comercialização de alimentos, a programação prevê uma série de atividades técnicas voltadas aos expositores. Estão previstos cursos, palestras, painéis e oficinas conduzidas por especialistas, com foco na qualificação e no fortalecimento da agroindústria familiar. As atividades ocorrerão, em sua maioria, no auditório do Ismael Sperafico, com destaque para a palestra “Boas práticas na agroindústria”, encontro de criadores de abelhas, oficinas sobre suculentas, plantas medicinais e produção de leite, além do painel “Parcerias e oportunidades de mercado”.

O secretário de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, enfatiza que a Expoagro Familiar representa um ambiente propício para ampliar a visibilidade e as oportunidades de crescimento das agroindústrias do município. “Trata-se de um espaço para apresentar produtos, acessar novos mercados e estabelecer conexões que contribuem diretamente para o desenvolvimento dos empreendimentos”, ressalta.

Ele observa ainda que a programação foi pensada para qualificar os participantes e agregar valor à produção. “Estamos organizando uma feira voltada à valorização da agroindústria e da Feira do Produtor Rural, criando oportunidades para que os produtores e artesãos comercializem seus produtos, ampliem sua renda e se conectem diretamente com a população”, pontua.

Bombardelli destaca o caráter estruturante da iniciativa. “A Expoagro Familiar vai além da comercialização: promove integração entre os participantes, estimula a troca de experiências e consolida a presença das agroindústrias no cenário regional”, conclui.

Para o público

urante a feira, os visitantes também poderão conhecer e adquirir produtos da agroindústria local, valorizando a produção da agricultura familiar e incentivando a economia regional. Um dos destaques gastronômicos será a participação da Queijaria Atani, que promoverá uma experiência especial de “mesa posta” na noite de sexta-feira. Além disso, haverá a oferta do tradicional suíno campeiro. Tanto a mesa posta da queijaria quanto o suíno campeiro terão aquisição antecipada, com consumo durante a Expoagro.

Pensando nas famílias, a programação inclui um espaço kids com cama elástica e brinquedos infláveis, por meio do programa RecreAção, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), garantindo diversão para as crianças enquanto os adultos aproveitam a programação. Na parte cultural, o público poderá conhecer e adquirir produtos de artesãos que integram o Projeto Tenda e da Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte), além de prestigiar apresentações artísticas. Até o momento, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade, o Circo da Alegria e o grupo Nippon Daiko Toledo já confirmaram presença.

Serviços públicos

A Expoagro Familiar 2026 contará com um espaço especial voltado ao atendimento direto aos produtores rurais e à população em geral, reunindo, em um só local, serviços essenciais do Governo do Estado e da Prefeitura de Toledo, aproximando o poder público do cidadão e facilitando o acesso a serviços, programas e políticas públicas, com atendimento ágil e orientações práticas durante todo o evento.

O público poderá procurar os estandes institucionais para esclarecer dúvidas, buscar orientações técnicas e encaminhar demandas relacionadas ao setor agropecuário. Estarão presentes equipes da Smap, da Seab, do IDR-PR, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Instituto Água e Terra (IAT), que promoverá ações de educação ambiental, distribuindo mudas de árvores nativas e orientando os interessados em regularização ambiental.

No âmbito da administração municipal, já estão confirmadas as presenças das secretarias da Educação, de Comunicação e de Desenvolvimento Humano e Social. A estrutura contará ainda com a equipe da Agência do Trabalhador, da Sala do Empreendedor e do Setor do Produtor Rural, responsável, entre outras atribuições, pela emissão de nota fiscal eletrônica para produtores.

Últimas Notícias

Copa do Mundo tem confronto entre Espanha e Bélgica nesta sexta-feira
Esportes

Copa do Mundo tem confronto entre Espanha e Bélgica nesta sexta-feira

Há 45 min
Homem é preso por agredir ex-companheira no Jardim Panorama, em Toledo
Policial

Homem é preso por agredir ex-companheira no Jardim Panorama, em Toledo

Há 53 min
Mulher é agredida e ameaçada pelo marido no Jardim Coopagro, em Toledo
Policial

Mulher é agredida e ameaçada pelo marido no Jardim Coopagro, em Toledo

Há 54 min
Homem descumpre medida protetiva e agride familiares no Jardim Coopagro, em Toledo
Policial

Homem descumpre medida protetiva e agride familiares no Jardim Coopagro, em Toledo

Há 55 min
PM apreende 136 quilos de maconha e recupera veículo roubado após perseguição na PR-239, em Toledo
Policial

PM apreende 136 quilos de maconha e recupera veículo roubado após perseguição na PR-239, em Toledo

Há 58 min
Motociclista morre em colisão frontal na PR-486, em Assis Chateaubriand
Policial

Motociclista morre em colisão frontal na PR-486, em Assis Chateaubriand

Há 1h
Acidente na BR-369 entre Cascavel e Corbélia resulta em morte de motorista
Policial

Acidente na BR-369 entre Cascavel e Corbélia resulta em morte de motorista

Há 1h
Motociclista morre em grave acidente na BR-277 em Cascavel
Policial

Motociclista morre em grave acidente na BR-277 em Cascavel

Há 9h
Aposta de Divinópolis (MG) leva prêmio de R$ 43 milhões da Mega-Sena
Brasil e Mundo

Aposta de Divinópolis (MG) leva prêmio de R$ 43 milhões da Mega-Sena

Há 9h
Colisão traseira violenta deixa idoso em estado grave na PR-467, em Marechal Rondon
Policial

Colisão traseira violenta deixa idoso em estado grave na PR-467, em Marechal Rondon

Há 10h
Anúncios adultos no Brasil: como cidade, categoria e privacidade orientam a escolha online
Variedades

Anúncios adultos no Brasil: como cidade, categoria e privacidade orientam a escolha online

Há 10h
Motociclista que comprou moto hoje fica ferido em acidente na BR-163 em Sede Alvorada
Policial

Motociclista que comprou moto hoje fica ferido em acidente na BR-163 em Sede Alvorada

Há 11h
Ver mais notícias