Motociclista de Toledo leva multa por não usar cinto de segurança em cidade de Minas Gerais que nunca visitou

Dono de moto de Toledo recebe multa por não usar cinto em MG, mas veículo nunca esteve lá. Família contesta e busca resolver a situação.

Fonte: G1 Paraná
Motociclista de Toledo leva multa por não usar cinto de segurança em cidade de Minas Gerais que nunca visitou
📷 Foto: Arquivo Pessoal

O dono de uma moto com placas de Toledo, recebeu uma multa de R$ 195,23 por não usar o cinto de segurança na direção do veículo na rodovia MG-184, no município de Alterosa, no sul de Minas Gerais.

O problema é que, além de a moto não ter cinto de segurança, tanto o veículo quanto Armando Simonatto - o dono - nunca sequer estiveram em Minas Gerais.

A distância entre a cidade onde Armando e a família moram e a cidade onde a multa foi registrada é de mais de mil quilômetros.

Esposa de Armando, Dileta Simonatto contou ao site g1 que a carta com a notificação de trânsito veio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

Além da penalidade em dinheiro, foram aplicados 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário da motoneta.

Dileta lembra que quando viu a carta do DER-MG estranhou e, quando leu o que estava escrito, não acreditou. Da mesma forma, o resto da família quase duvidou dela quando contou o motivo da multa.

"Como eu sou uma pessoa bem medicada, comecei a dar risada... Só que agora tem que ir atrás para resolver esse B.O", brinca. A família mora no distrito de Concórdia do Oeste e usa a moto para curtas distâncias.

"O único trajeto dela é quatro quilômetros por dia, durante a semana, quando meu marido vai trabalhar. Ele sai de casa e faz dois quilômetros e de noite ele volta para casa, mais dois quilômetros. Esse é o trajeto dessa moto, desde 2018, nunca saiu daqui da comunidade", relata.

Próximos passos
Dileta conta que pretende contestar a multa e regularizar a situação. Diz também que tem medo da possibilidade de estar sendo vítima de um golpe ou de a placa da moto ter sido clonada.

Ela reforça também que pessoas que passam por situações como a que está passando procurem pelos direitos.

"A gente não pode ficar quieto quando acontece tipo de coisa. Muitas pessoas vão lá e pagam a multa e fica por isso mesmo, porque não querem perder tempo, mas eu vou atrás. Se eu estivesse errada, tudo bem, mas a gente não está errado. A gente mal saiu de casa com essa moto, né? Então não tem como ela estar indo para outro lugar, em outro estado", afirma.

O que diz o DER-MG
O g1 relatou o caso ao DER-MG que, em nota, orientou que pessoas que passam por uma situação como essa podem entrar com recurso, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"Isto pode ser feito na primeira comunicação que o proprietário recebe (notificação de autuação) e posteriormente na segunda comunicação (notificação de penalidade)", afirmou o departamento.

Últimas Notícias

Onda de calor na Europa causa 1 mil mortes na França
Brasil e Mundo

Onda de calor na Europa causa 1 mil mortes na França

Há 14 min
Irã e EUA intensificam ataques e ameaçam escalar o conflito
Brasil e Mundo

Irã e EUA intensificam ataques e ameaçam escalar o conflito

Há 2h
Copa inicia mata‑mata neste domingo com África do Sul e Canadá
Esportes

Copa inicia mata‑mata neste domingo com África do Sul e Canadá

Há 2h
Alemanha e Dinamarca registram temperaturas recordes
Cotidiano

Alemanha e Dinamarca registram temperaturas recordes

Há 2h
Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela
Variedades

Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela

Há 2h
Veículo sai da pista e vai parar em lavoura de milho entre Nova Santa Rosa e Novo Sarandi
Policial

Veículo sai da pista e vai parar em lavoura de milho entre Nova Santa Rosa e Novo Sarandi

Há 2h
Motorista bate em poste e é flagrado embriagado na Avenida Parigot de Souza, em Toledo
Policial

Motorista bate em poste e é flagrado embriagado na Avenida Parigot de Souza, em Toledo

Há 2h
Hóspede que se recusava a deixar casa agride moradores e é detido pela PM em Toledo
Policial

Hóspede que se recusava a deixar casa agride moradores e é detido pela PM em Toledo

Há 2h
Motociclista morre após colisão traseira na PR-575, em Nova Aurora
Policial

Motociclista morre após colisão traseira na PR-575, em Nova Aurora

Há 3h
Colisão entre dois caminhões e carro deixa um morto na BR-277
Policial

Colisão entre dois caminhões e carro deixa um morto na BR-277

Há 4h
Mulher perde quase R$ 2 mil em golpe após criminoso se passar pelo filho em Nova Santa Rosa
Policial

Mulher perde quase R$ 2 mil em golpe após criminoso se passar pelo filho em Nova Santa Rosa

Há 4h
Chuvas elevam nível do reservatório e vertedouro da Usina de Itaipu é aberto
Cotidiano

Chuvas elevam nível do reservatório e vertedouro da Usina de Itaipu é aberto

Há 4h
Ver mais notícias