Município e 19º BPM conversam sobre investimentos em segurança pública


Foto: Divulgação
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

Na manhã desta quinta-feira (15), a Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito foi palco de um encontro significativo para a segurança pública de Toledo. O Comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Tenente-Coronel Valmir de Souza, fez sua primeira visita oficial ao Prefeito Beto Lunitti desde que assumiu o cargo, em março deste ano. Ele veio acompanhado do Subcomandante, Major Cesar Sebastião da Silva, e do Comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, Capitão Jimmy Cajuhy Carlesso.

A reunião contou com a presença de diversos membros da administração municipal. Entre eles, os secretários de Segurança e Mobilidade Urbana Major Christian Guilherme Goldoni e de Planejamento, Habitação e Urbanismo Sr. Norisvaldo Penteado de Souza; a Chefe de Gabinete, Srª Fabiana Trento; o Assessor Especial de Governo, GM Edson de Sousa Gomes; o Diretor de Segurança e Trânsito, GM Roni Alvarenga de Mello Padilha; e o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Sr. Robson José Vozniaki.

Durante o encontro, o tenente-coronel pediu auxílio técnico quanto ao compartilhamento de imagens das câmeras da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal com a da Polícia Militar, para ampliação do Projeto Olho Vivo da PM. Além disso, manifestou a intenção de transferir a sede atual do Batalhão para uma área mais ampla, ressaltando que as instalações atuais, com 6.178 metros quadrados, estão no limite de sua capacidade. “A estrutura que temos é ainda do tempo que Toledo sediava uma companhia. Há 19 anos somos um Batalhão, tiramos até a 1ª companhia dali, mas seguimos precisando de um espaço maior para Toledo ter o maior número possível de serviços policiais especializados”, comenta o Comandante.

O município se comprometeu a estudar a questão e oferecer opções de áreas disponíveis, em troca de uma permuta com o terreno atual da Polícia Militar. “Peço para que formalizem esta demanda por meio de um ofício. Não fazemos nenhuma objeção ao pedido apresentado, o único procedimento que será necessário fazer é uma consulta pública com a população que reside nos arredores do local onde será a nova sede do Batalhão”, pondera o Prefeito.

O Comandante também destacou o desejo de que a nova sede inclua alguns espaços públicos como campo de futebol, ginásio poliesportivo e piscina. Estas instalações, segundo ele, não seriam utilizadas apenas para o treinamento dos policiais, mas também compartilhados e beneficiariam a comunidade local, seguindo exemplos de outros Batalhões no Paraná.

Pessoas em Situação de Rua 

Outro ponto discutido foram as ações intersetoriais do município voltadas à população em situação de rua (PSR), iniciadas há 30 dias e que já encaminharam 33 pessoas para tratamento terapêutico contra dependência química. A atuação da Polícia Militar em apoio à Guarda Municipal nas ações de prevenção e combate aos delitos relacionados a essa população foi reconhecida pelo Comando da Guarda Municipal.

Além disso, foi elogiada a instalação de um ponto-base (PB) compartilhado da PM e da GM nas proximidades da Praça Willy Barth, o que contribuiu para a redução de problemas desta natureza na área central. A Administração Municipal solicitou que medida semelhante seja implementada na Praça próxima ao Terminal Rodoviário Alcido Leonardi.

O Comandante do 19º BPM também reconheceu o trabalho realizado pela Guarda Municipal, ao que o prefeito respondeu que a corporação é a “menina dos olhos” de sua gestão. Por fim, o gestor falou sobre os investimentos que estão sendo realizados em vista do objetivo de tornar Toledo o município mais seguro do País.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim