A partir de hoje (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de ???flagrante delito??? ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.
nnDe acordo com o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, ???salvo caso de flagrante delito???.
Coimbra PetShop: até 20% de desconto em rações para pet neste mês
Garanta as melhores marcas e aproveite frete grátis em compras acima de 10kg.
Odonto San: Implante dentário em até 15x no boleto
Garanta seu sorriso definitivo com procedimento moderno e seguro. Agende já!
Audio Car: modernize seu carro com multimídia e alto-falantes
Mais tecnologia e qualidade sonora no seu veículo com praticidade e conectividad...
Combate Diniz Móveis e Eletro: Ofertas exclusivas direto no WhatsApp
Entre para o Grupo VIP e tenha acesso a descontos, ofertas e sorteios de ingress...
Mais
Segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, ???prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto [direito de transitar livremente]???.
nnCaso ocorra ???qualquer prisão???, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente, a quem caberá verificar a ilegalidade da detenção. Confirmada a ilegalidade, caberá ao juiz relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da detenção.
n