O encontro de Jesus e a samaritana

Fonte: Divulgação - Diocese de Toledo
O encontro de Jesus e a samaritana
📷 Foto: Toledo News

A Quaresma é o itinerário da Igreja propõe para um conhecimento mais profundo e um encontro mais verdadeiro com Jesus Cristo. Hoje, fixamos o olhar no diálogo de Jesus e a samaritana à beira do poço (Jo 04, 05-42). Um encontro que transforma para sempre a vida de uma mulher sem nome, porque nela cada um de nós está representado.

Depois da luz do Tabor, Jesus se dirige a Sicar na Samaria. A Samaria, à época de Jesus, era uma região formada por muitos povos, por isso considerada impura pelos judeus. Grande parte dos seus habitantes misturavam o culto pagão com a religião judaica. Por isso no texto, chama a atenção o absurdo do encontro: um homem pede algo para beber a uma mulher, além disso o homem é judeu e a mulher é samaritana.

No Evangelho, Jesus está cansado da viagem e pede: “Dá-me de beber”. Ele toma a iniciativa. Como recorda Santo Agostinho, aquele que pede água tem sede da fé daquela mulher. O Senhor se apresenta como necessitado, mas é Ele quem traz o dom. Naquela mulher samaritana, marcada por uma história ferida e por relações fragmentadas, é prefigurada a Igreja inteira, a humanidade inteira, buscada e amada por Deus. Recordamos a promessa do profeta Livro de Oseias, “Eu a conduzirei ao deserto e falarei ao seu coração”.

O cenário já é provocador. Um judeu dialoga com uma samaritana. Um homem fala publicamente com uma mulher. Jesus atravessa fronteiras religiosas e culturais. Ele vai às periferias existenciais. Ele se aproxima de quem carrega uma história complexa. E ao pedido de água responde com uma promessa, “Se conhecesses o dom de Deus”. Não é a mulher que deve subir para oferecer algo a Deus. É Deus que desce para se oferecer a ela.

Pouco a pouco, o diálogo se aprofunda. Jesus desperta nela um desejo novo, “Senhor, dá-me dessa água”. Mas antes de saciar a sede, Ele a conduz à verdade, “Vai, chama teu marido”. Não é uma humilhação, é um caminho de libertação. “Não tenho marido”. A confissão da fragilidade abre espaço para o encontro verdadeiro. Só quando reconhecemos nossa sede mais profunda é que podemos acolher a água viva.

O sinal da transformação é simples e eloquente, ela deixa o cântaro. Abandona aquilo que simbolizava a sua rotina repetitiva e corre à cidade. Torna-se discípula. De excluída passa a anunciadora. E os samaritanos proclamam, “Nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.

Também nós, desde o dia do Batismo, trazemos em nós essa fonte. A monotonia de nossas idas e vindas é continuamente interrompida pela Palavra do Senhor. Ele sempre dá o primeiro passo. Quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Ele nos permite reconhecer nossa fragilidade somente depois de nos assegurar seu amor.

Neste tempo quaresmal, deixemo-nos conduzir ao poço. Reconheçamos nossa sede. Não tenhamos medo de dizer a verdade sobre nós mesmos. Peçamos a água viva. E, tocados por esse encontro, deixemos também nossos cântaros, nossas seguranças estreitas, para nos tornarmos discípulos missionários.

“Deus, nosso Pai, em Jesus, vosso Filho, viestes morar entre nós e nos ensinastes o valor da dignidade humana. Nós vos agradecemos por todas as pessoas e grupos que, sob o impulso do Espírito Santo, se empenham em prol da moradia digna para todos. Concedei-nos a graça da conversão, para ajudarmos a construir uma sociedade mais justa e fraterna, com teto e trabalho para todas as pessoas, a fim de, um dia, habitarmos convosco a casa do céu. Amém (Oração da Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Moradia, “Ele veio morar entre nós”).

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo Diocesano de Toledo

Últimas Notícias

Japão empata com a Suécia e será adversário do Brasil na próxima fase
Esportes

Japão empata com a Suécia e será adversário do Brasil na próxima fase

Há 9h
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões
Brasil e Mundo

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

Há 10h
Professora de Direito da FAG Toledo tem título internacional de mestrado reconhecido no Brasil
Cotidiano

Professora de Direito da FAG Toledo tem título internacional de mestrado reconhecido no Brasil

Há 11h
Com investimento de R$ 70 milhões, Ambev anuncia fábrica de embalagens no Paraná
Cotidiano

Com investimento de R$ 70 milhões, Ambev anuncia fábrica de embalagens no Paraná

Há 12h
PM apreende crack, revólver e munições durante mandado de busca no Jardim Europa, em Toledo
Policial

PM apreende crack, revólver e munições durante mandado de busca no Jardim Europa, em Toledo

Há 12h
Criança é internada após ingerir haxixe e pai é preso em hospital de Cascavel
Policial

Criança é internada após ingerir haxixe e pai é preso em hospital de Cascavel

Há 13h
Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata
Esportes

Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata

Há 13h
Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual
Cotidiano

Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual

Há 13h
Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo
Cotidiano

Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo

Há 13h
FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional
Cotidiano

FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional

Há 13h
Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas
Cotidiano

Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas

Há 13h
Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento
Variedades

Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento

Há 14h
Ver mais notícias