Alunos do curso de farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estão promovendo uma ação de conscientização sobre o uso correto de medicamentos para pacientes atendidos na Farmácia Escola, anexa ao Centro de Saúde.
A ação é alusiva ao Dia Nacional do Uso de Medicamentos, celebrado dia 5 de maio, e conta com orientações sobre automedicação, armazenamento e descarte de medicamentos. As orientações são realizadas pelos alunos para os pacientes do Sistema Único de Saúde paralelamente ao atendimento convencional.
Central Pizza: Pizza gigante de 60cm para até 9 pessoas
Por R$159 ou R$150 na retirada. Peça já e garanta praticidade e economia!
Coimbra PetShop: preços especiais para proteger seu pet
Ofertas imperdíveis em ectoparasitas, shampoos, suplementos e mais. Promoção por...
Jogos Juridicos Paranaenses: Garanta já seu ingresso
Condições especiais e parcelamento em até 12x. Válido por tempo limitado!
Seu filho precisa de apoio nos estudos?
Aulas personalizadas e acompanhamento individual para melhorar o desempenho esco...
Mais
Patrícia Filippin, professora e supervisora de estágio dos alunos comenta sobre a importância dos pacientes receberem o direcionamento correto. “Explicamos o que é a automedicação e os riscos que ela pode trazer à saúde como intoxicação e reações adversas e que a automedicação pode mascarar temporariamente os sintomas de doenças. Levamos também recomendações acerca do armazenamento correto desses medicamentos e a destinação correta quando acaba a validade”, explica a professora.
Orientações
A automedicação é o ato de se medicar sem orientação médica ou farmacêutica e pode gerar uma série de complicações. Intoxicação e reações adversas, evolução silenciosa de doenças, por mascarar temporariamente alguns sintomas e até resistência bacteriana são algumas das consequências da automedicação.
Ao armazenar os medicamentos é recomendado evitar lugares úmidos e quentes, como banheiros e cozinhas, manter os medicamentos na embalagem original, observando a validade, longe do alcance de crianças e não deixar exposto diretamente ao sol. Em caso de vencimento, não descartar no lixo comum, pias ou vasos sanitários, mas levar em farmácias e pontos de coleta.