Padre Hélio fala sobre a importância e significados da Semana Santa para os católicos


Foto: Toledo News
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Semana Santa é um dos momentos mais importantes para os católicos ao redor do mundo. O padre Hélio Bamberg, pároco da Catedral Cristo Rei e vigário-geral da Diocese de Toledo visitou a redação do site Toledo News e explicou a importância das celebrações durante essa semana para os fiéis.

O padre Hélio explicou a celebração dos Santos Óleos na quarta-feira, que é uma reunião dos sacerdotes da Diocese, onde é celebrada uma única missa pelo bispo, na qual todos os padres renovam suas promessas. Após esse momento, há a confissão, onde os padres têm a oportunidade de se confessarem e renovarem a sua fé. Além disso, durante essa celebração, é consagrado o óleo do crisma, que é usado ao longo do ano em todos os sacramentos.

O padre falou sobre a importância da confissão durante a Quaresma e como muitos fiéis podem ter dificuldade em confessar seus pecados. Ele ressaltou que o referencial da confissão não são os pecados, mas sim a misericórdia de Deus. Ele explicou que, através do gesto do sacerdote, a pessoa é perdoada incondicionalmente de todos os pecados, e que a confissão é um momento de alegria, libertação e acolhimento.

O sacerdote também explicou o simbolismo por trás das celebrações da Semana Santa, começando com a celebração do lava-pés na quinta-feira, que representa a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Ele enfatizou que não existe Eucaristia sem o sacerdócio e que a condição de todos nós é a de servos, a serviço dos outros.

Na sexta-feira, é celebrada a Paixão e Morte de Jesus, com a adoração à Santa Cruz. O padre destacou que a celebração é um momento de reflexão e compenetração, mas que, hoje em dia, o mundo está muito corrido e a cultura do silêncio está cada vez mais rara.

Por fim, ele explicou que a celebração do Sábado Santo é a celebração do fogo novo, simbolizando a luz de Cristo que veio ao mundo, mas que foi rejeitada. Ele destaca que a celebração é um momento de renascimento, tanto para a vida nova quanto para a fé, e que a semana santa termina com a celebração do Domingo de Páscoa, que é o momento da ressurreição de Jesus.

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa com padre Hélio Bamberg

Últimas notícias