Paraná oferta tratamento multidisciplinar pelo SUS contra o tabagismo

Fonte: AEN
Paraná oferta tratamento multidisciplinar pelo SUS contra o tabagismo
📷 Foto: AEN

No Dia Mundial Sem Tabaco, neste 31 de maio, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) destaca a importância da prevenção, do tratamento para cessação do tabagismo e da adoção de hábitos saudáveis, reforçando o alerta sobre os impactos de fumar na saúde. É essencial, ainda, a conscientização da população quanto aos riscos associados ao cigarro convencional e aos dispositivos eletrônicos.

Hoje, 336 cidades do Estado ofertam ações multidisciplinares para tratamento, uma alta de 33% em comparação a 2019, quando 251 municípios contavam com os serviços do Programa Estadual de Controle do Tabagismo (PECT). A expansão garante que mais pessoas tenham acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que aumenta em até cinco vezes as chances de sucesso de quem deseja abandonar o vício.

O programa conta com atuação de equipes da saúde que oferecem apoio integral às pessoas que desejam parar de fumar. Há equipes estruturadas para o tratamento de cessação do tabagismo em 1.184 estabelecimentos de saúde.

As ações incluem abordagem cognitivo-comportamental, individual ou em grupo, além de apoio medicamentoso, quando necessário, com adesivos de nicotina, gomas, pastilhas e medicamentos como a bupropiona.

De setembro a dezembro de 2025, 6.511 pessoas foram atendidas pelas equipes de tratamento do tabagismo no Paraná. Os dados apontam participação predominantemente feminina, com 4.014 mulheres, correspondendo a 58,22% do total de pacientes. Os homens representam 41,78% dos participantes, com 2.881 atendimentos registrados.

Em relação à faixa etária, observa-se concentração expressiva entre adultos de 18 a 59 anos, grupo que representa 73,18% dos atendidos, totalizando 5.046 pacientes. Pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 24,24% dos participantes, com 1.671 registros, enquanto menores de 18 anos representam 2,58% do total, com 178 pacientes acompanhados.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforça que o combate ao tabagismo é uma prioridade de saúde pública. “O fortalecimento do Programa amplia o acesso da população ao tratamento gratuito e qualificado pelo SUS. Nosso objetivo é garantir acolhimento, acompanhamento e apoio para que cada vez mais paranaenses consigam abandonar o cigarro e tenham mais saúde e qualidade de vida”, afirma.

Saúde em risco

Dados da Sesa demonstram o impacto das doenças cardiovasculares no Paraná. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 13.491 internamentos relacionados a doenças cardiovasculares no Estado, sendo 6.903 pacientes do sexo masculino e 6.588 do sexo feminino. No mesmo período de 2025, houve 12.570 internamentos, evidenciando a relação entre fatores de risco, como tabagismo, e o agravamento das doenças cardiovasculares.

De acordo com especialistas, o tabagismo continua sendo um dos principais fatores de risco evitáveis para doenças cardiovasculares, respiratórias e diversos tipos de câncer. Além dos danos provocados pelo cigarro tradicional, os cigarros eletrônicos — conhecidos como pods e vapes — têm preocupado profissionais de saúde devido ao aumento do consumo entre os jovens.

O cardiologista Maurício Dallagrana, diretor clínico do Hospital Infantil Waldemar Monastier, explica que os efeitos do tabaco no organismo são amplos e podem causar complicações graves.

“O tabagismo torna o organismo muito mais propenso à ocorrência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, impotência sexual e fenômenos oclusivos em diferentes territórios arteriais do corpo, podendo levar até mesmo à necessidade de amputações ou cirurgias de emergência”, destaca o especialista.

O médico também faz um alerta sobre os cigarros eletrônicos. “Existe uma falsa percepção de que os dispositivos eletrônicos seriam alternativas inofensivas. Na realidade, eles entregam altas doses de nicotina e outras substâncias nocivas que causam rigidez arterial, aumentam a pressão arterial e elevam o risco de infartos e arritmias. Além dos danos cardiovasculares, também estão associados a doenças pulmonares e ao aumento do risco de câncer”, completa.

Desafio superado

A aposentada Roszangela Abbud, de 66 anos, conseguiu abandonar o cigarro após décadas de dependência e hoje relata mudanças significativas na qualidade de vida.

“Fumei desde a adolescência e, quando completei 40 anos, me propus a parar porque sentia muito cansaço e fui diagnosticada com hipertensão. Fiz várias tentativas e não consegui. Fumei até os 56 anos”, contou.

Após abandonar o cigarro, a rotina mudou completamente. “Hoje tenho 66 anos, pratico atividade física três vezes por semana, faço passeios com grupos de amigos com disposição e leveza. E hoje desfruto dos aromas e sabores que a nicotina não me deixava perceber”, afirmou.

A Sesa orienta que pessoas interessadas em parar de fumar procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para obter informações sobre os programas de cessação do tabagismo disponíveis na rede pública.

Últimas Notícias

Trump diz que não há acordo porque o Irã é "forte" e "orgulhoso"
Brasil e Mundo

Trump diz que não há acordo porque o Irã é "forte" e "orgulhoso"

Há 7h
Promessa de Haaland ao Real Madrid gera reação e ameaça de processo
Esportes

Promessa de Haaland ao Real Madrid gera reação e ameaça de processo

Há 7h
Bolsonaro apresenta soluços 'acima da média', mostra relatório médico
Cotidiano

Bolsonaro apresenta soluços 'acima da média', mostra relatório médico

Há 7h
Clubes de protagonismo incentivam autonomia e criatividade de alunos na rede estadual
Variedades

Clubes de protagonismo incentivam autonomia e criatividade de alunos na rede estadual

Há 7h
O olhar que transforma: a vocação de Mateus e a misericórdia de Deus
Cotidiano

O olhar que transforma: a vocação de Mateus e a misericórdia de Deus

Há 12h
Motorista perde controle ao estacionar e carro invade escritório no Centro de Toledo
Policial

Motorista perde controle ao estacionar e carro invade escritório no Centro de Toledo

Há 14h
Motorista embriagado perde controle e bate em mureta de rotatória na Avenida Maripá
Policial

Motorista embriagado perde controle e bate em mureta de rotatória na Avenida Maripá

Há 16h
Carro capota na Ponte do Rio São Francisco, entre Toledo e Ouro Verde do Oeste
Policial

Carro capota na Ponte do Rio São Francisco, entre Toledo e Ouro Verde do Oeste

Há 17h
Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa
Esportes

Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa

Ontem
Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel
Policial

Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel

Ontem
Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo
Variedades

Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo

Ontem
Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa
Esportes

Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa

Ontem
Ver mais notícias