Pesquisa orientada por docente da UTFPR Toledo é apresentada no SBIE 2025, em Curitiba

Pesquisa orientada por docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Toledo foi apresentada no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2025), realizado em Curitiba , no Paraná. O trabalho foi desenvolvido pelo discente Jefferson Rodrigo Speck, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGComp), sob orientação do professor Sidgley Camargo de Andrade, da UTFPR Toledo , e coorientação do professor Clodis Boscarioli, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O SBIE é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais para a divulgação de pesquisas e o debate sobre o uso da computação em contextos educacionais.
O artigo apresentado, intitulado “Aplicações da Teoria das Inteligências Múltiplas em Ambientes Educacionais Digitais: uma revisão sistemática de literatura”, analisa como ambientes educacionais digitais têm incorporado princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologia. A pesquisa evidencia o potencial dos recursos computacionais para apoiar processos de ensino e aprendizagem mais alinhados a diferentes perfis cognitivos.
De acordo com o professor Sidgley Camargo de Andrade, docente do Campus Toledo , a computação e seus artefatos digitais podem contribuir significativamente para o avanço das discussões na área educacional, especialmente no diálogo com teorias pedagógicas consolidadas. Segundo o professor, os resultados reforçam o papel da tecnologia educacional como ferramenta de apoio à inovação no ensino e à pesquisa interdisciplinar.
A participação no SBIE 2025 evidencia a atuação do Campus Toledo da UTFPR na produção científica e na formação de pesquisadores, além de reforçar o compromisso institucional com o desenvolvimento de pesquisas que integrem computação, educação e impacto social.
Sobre o PPGComp
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Computação (PPGComp), em nível de mestrado, tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuação em ensino, pesquisa e desenvolvimento na área da Computação. Mais informações sobre o programa, suas linhas de pesquisa e corpo docente estão disponíveis em https://www.unioeste.br/portal/pos-ppgcomp.
A partir de 2026, o programa passará a ofertar turmas também no Campus Toledo da UTFPR.















Procura-se: Família procura por Sky, gatinha desaparecida no Jardim Gisela