PF deflagra operação contra tráfico internacional e cumpre mandados em Toledo

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (09), a Operação Antigua, com o objetivo de desarticular um esquema internacional de tráfico de drogas com atuação em diversos estados brasileiros, incluindo o Paraná e o Pará. Em Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Boa Vista da Aparecida, além da cidade paraense de Monte Alegre, foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão.
A ofensiva mobilizou cerca de 80 policiais federais, com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI). No total, foram expedidos 12 mandados de prisão preventiva, uma medida cautelar de monitoração eletrônica, 20 mandados de busca e apreensão e 21 ordens de sequestro e bloqueio de bens pertencentes aos investigados.

As investigações começaram em julho de 2023 e revelaram uma complexa rede criminosa que trazia drogas do Paraguai e da Bolívia para o Brasil. A quadrilha utilizava veículos com compartimentos ocultos e fazia uso de fazendas para armazenamento, fracionamento e distribuição de cocaína, crack e maconha.

Além do tráfico, o grupo atuava em um esquema de lavagem de dinheiro por meio da aquisição de imóveis e fazendas, principalmente no Pará, em regiões próximas a rios, estratégia que facilitava a logística criminosa.

De acordo com a Polícia Federal, dois dos principais líderes da organização estão foragidos na Alemanha. Ambos já são alvos de mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal de Cascavel-PR. A operação segue com o objetivo de localizar os foragidos e aprofundar as investigações sobre o alcance do esquema criminoso.















Procura-se: celular Xiaomi Poco X5 preto, sem capinha, perdido entre o Jardim Parizzotto e o São Francisco; oferece-se recompensa