Procuradoria da Mulher consolida protocolos e integra instituições de defesa feminina em Toledo

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Toledo deu mais um passo na articulação de uma rede integrada de proteção às mulheres ao se reunir, na manhã desta segunda-feira (01), com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O encontro integra a agenda de alinhamentos institucionais, iniciada logo após a criação do órgão legislativo.
Participaram da reunião a procuradora da Mulher, vereadora Professora Marli (MDB), a procuradora adjunta Olinda Fiorentin (PSD), a ouvidora da Procuradoria Marilu Giaretta e a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Solange Pierina Dalla Rosa. O objetivo central foi avançar na construção de um fluxo integrado de informações, envolvendo as instituições que atuam no atendimento, acolhimento e prevenção da violência contra mulheres.
A agenda dá continuidade ao trabalho iniciado ao longo de novembro, quando a Procuradoria esteve reunida com a Secretaria da Mulher, conduzida por Eliane Bombardelli; com a delegada da Mulher, Ana Cris Oliveira; e com a 3ª Promotoria da Comarca de Toledo.
Segundo a Professora Marli, o conjunto de encontros tem permitido estabelecer protocolos de comunicação e encaminhamento, essenciais para o funcionamento da rede de proteção. “Nosso foco é criar um fluxo sólido, que permita não apenas responder aos casos de violência, mas atuar preventivamente”, destacou a procuradora.
Durante a reunião, Solange Dalla Rosa lembrou o impacto do projeto Pequenas Conversas, Grandes Transformações, já aplicado em turmas de 5º ano, e relatou situação em que, após a atividade, uma criança procurou ajuda para relatar um caso. “Às vezes a pessoa está sofrendo violência e não sabe”, afirmou.
O trabalho da Procuradoria
A Procuradoria da Mulher, instituída pela Resolução de Nº 116/2025 e oficialmente lançada em 31 de outubro, tem realizado visitas institucionais para apresentar seu funcionamento e integrar-se às estruturas já existentes.
Com a criação dos primeiros protocolos e a aproximação entre os órgãos, a Procuradoria da Mulher consolida-se como mais um canal ativo de acolhimento, encaminhamento e defesa dos direitos das mulheres, ampliando a capacidade de resposta do município e fortalecendo a rede de proteção.
Contato da Procuradoria da Mulher
Telefone (45) 3196-2830















Procura-se: Família do Jardim La Salle oferece recompensa por gatinho Maionese desaparecido