Professores do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), estão na Europa visitando diferentes instituições de pesquisa, como parte do projeto: ???Racionalização e Otimização do uso da água na indústria do pescado???, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Na primeira semana de trabalho na missão docente, Aldi Feiden, Altevir Signor, Fábio Bittencourt, Maristela Cavicchioli Makrakis e Sérgio Makrakis tiveram reuniões com os pesquisadores da Universidad de Valladolid em Palência, e conheceram e se reuniram com um representante do Governo do País de Basco que desenvolve estudos científicos e pesquisas para a conservação de espécies nativas de truta e salmão pela GAN-NIK, que é um departamento de Gestión Ambiental de Navarra ??? Nafarroako Inguremen Kudeaketa na Espanha. A atuação dos pesquisadores do Governo do País de Basco em conjunto com os pesquisadores da Universidad de Valladolid tem como foco a recuperação dos estoques de salmões nativos e de truta para permitir a pesca na região.
Além disso, conheceram duas escadas de transposição de peixes em duas diferentes pequenas estações de hidrelétricas e a Piscifactória San Francisco de Asis, que é uma das unidades de reprodução de truta e de salmão. O foco é a recuperação dos estoques pesqueiros e tem conseguido demonstrar importantes resultados ao longo dos anos. Com vários artigos publicados e com inúmeros resultados positivos tem demontrado a necessidade de reestruturação e readequação das escadas de transposição de peixes, inclusive com uma delas localizada no Rio Bidassoa está com projeto inicial e modelo de estruturação para permitir maior sucesso na transposição de peixes.
Na Universidad de Valladolid em Palência e em Burgos, foram realizadas reuniões com professores e pesquisadores da Universidade, que fizeram apresentações dos estudos que eles produzem, dos projetos e pesquisas em desenvolvimento, das tecnologias desenvolvidas e em testes, além de resultados alcançados na busca de aperfeiçoar o processo de avaliação dos parâmetros e das análises realizadas, de implantação dessas novas tecnologias como forma de melhorar os resultados gerados nas escadas de passagens de peixe.
Novidades na Casa Cor Tintas
Espaço renovado e mais conforto para você. Acompanhe!
Buffet Filezão de Toledo
Mais de 50 pratos deliciosos! Faça seu pedido e saboreie.
Pizza 35 cm com 3 sabores
Peça agora na Central Pizza de Toledo por R$ 59,90!
Desconto de 7% na Combate Diniz
Aproveite o cupom Toledo News e economize já!
Mais
Os professores Doutores da Unioeste apresentaram as suas linhas de pesquisas, resultados obtidos com estudos científicos e desenvolvimento de tecnologias. As ações demonstram a importância de aproximar ações de pesquisas e interações entre os pesquisadores docentes e discentes para aperfeiçoarem conhecimentos científicos e desenvolvimento de tecnologias, assim como ampliar oportunidades na formação de recursdos humanos cada vez melhor qualificados.
Os professores da Universidad de Valladolid que participaram da reunião foram: Francisco Javier Sanz-Ronda, Andrés Martínez de Azagra, Juan Francisco Fuentes-Pérez e os pesquisadores Dr. Francisco Javier Bravo-Córdoba e Ana García-Veja do Grupo de Ecohidráulica Aplicada (GEA).