Foi realizada, nesta segunda-feira (2), a solenidade de abertura do programa Atleta na Universidade edição 2026, no auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal. Nesta edição, 60 atletas foram contemplados com bolsa mensal no valor de R$ 500,00, destinada à representação do município de Toledo em competições oficiais.
O programa é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Os atletas selecionados estão distribuídos em dois grupos: 30 acadêmicos do curso superior em Educação Física e 30 acadêmicos matriculados em cursos superiores de qualquer área. A seleção ocorreu por meio de edital, conforme a Lei Municipal “R” de Nº 121/2014.
Crédito para Capital de Giro
Fortaleça seu negócio com o Sicredi de Toledo. Abra sua conta!
Sua Solução de Compras: Shopping China
Qualidade e variedade em um só lugar. Venha se surpreender!
Móveis sob medida com preços especiais
Transforme sua casa com a Positano Móveis Planejados!
IPTU 2026 em Toledo
Garanta 5% de desconto até 10 de março. Pague à vista ou parcele!
Mais
Durante o evento, os atletas assinaram o termo de compromisso com as atividades previstas no programa e receberam a camiseta oficial. Os atletas deverão iniciar as atividades relativas ao programa durante o mês de fevereiro e começarão a receber o valor da bolsa no mês de março.
Participaram da cerimônia o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, os vereadores Marli Gonçalves Costa, professor Oséias e Ricardo Santos, além do chefe de gabinete, Reinaldo Sales, e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso. A equipe da Smel também esteve presente.
O papel do esporte
O prefeito Mario Costenaro ressaltou os avanços recentes na política municipal de esportes, citando a criação de instrumentos como o conselho e o fundo, integrados às diretrizes estaduais, e destacou o papel do esporte no desenvolvimento humano e na dinâmica da cidade. Segundo ele, “o esporte tem essa capacidade de promover encontros, trocas de experiências e contribuir para o crescimento pessoal e profissional. Ele dá vida à cidade, fortalece o senso de pertencimento e precisa ser uma política continuada e ampliada. Aproveitem essa oportunidade, porque essas vivências são importantes para a formação de cada um e para a trajetória que vocês estão construindo”.
O deputado federal Dilceu Sperafico destacou que o foco do evento são os atletas contemplados. Para ele, “é um programa diferenciado, que valoriza o atleta e estimula a participação esportiva, independentemente do valor financeiro. O mais importante é o ato, o incentivo e a forma como cada atleta é reconhecido”. O parlamentar também mencionou o trabalho para destinar recursos à área esportiva do município, voltados à melhoria de estruturas, e afirmou que a continuidade do programa contribui para fortalecer o esporte e apoiar pessoas que representam Toledo em diferentes competições.
Estrutura esportiva
O vice-prefeito Lucio De Marchi afirmou que Toledo é reconhecida no Paraná pelas estruturas públicas destinadas ao esporte, frequentemente citadas quando se discute a realização de competições estaduais, e destacou que esses espaços só têm sentido com a atuação dos atletas. Segundo ele, “não adianta ter estrutura se não tiver esportista para participar e brigar pelo município. Vocês são especiais para Toledo, vão disputar em cerca de 15 modalidades e representar a cidade em todo o Paraná e até fora do Estado. Esse programa é importante porque fortalece quem leva as cores do município às competições”.
O vereador Ricardo Santos ressaltou a importância do programa Atleta na Universidade para a formação acadêmica e esportiva dos atletas, destacando a mudança de cenário ao longo dos anos e o papel do município no incentivo ao esporte aliado à educação. Para ele, “há anos não existiam oportunidades como essa, e a faculdade sempre foi um sonho para muitos. Hoje, Toledo oferece condições para que os atletas se desenvolvam, estudem e sigam representando o município. Levem esse programa a sério, porque ele é importante e pode ser ampliado no futuro. O esporte da cidade tem base, planejamento e apoio, e isso faz diferença para quem está começando e para quem já constrói sua trajetória” declarou.
Apoio
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, destacou a continuidade e a ampliação do programa Atleta na Universidade, ressaltando o apoio institucional, o papel do Legislativo e a importância da bolsa para o período de formação dos atletas contemplados, além de mencionar ações em andamento na pasta e ajustes na equipe responsável pelo programa. Segundo ele, “esse é um programa criado em 2014 e que vem sendo ampliado ao longo dos anos, com a inclusão de novas modalidades, hoje contemplando 15. A bolsa auxílio é uma oportunidade para que os atletas possam investir na sua formação e seguir representando Toledo”, reforçou.