Projeto da UTFPR Toledo vai desenvolver novas técnicas para identificar fraudes em café torrado e moído


Foto: Divulgação - UTFPR
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

A UTFPR Campus Toledo teve aprovado um projeto inovador voltado ao desenvolvimento de métodos avançados para identificação de adulterações em café torrado e moído. A pesquisa será conduzida pelos professores Doutor Cleverson Busso e Dr. Ricardo Schneider e combina técnicas de biologia molecular com o uso de laser de alta precisão.

Com financiamento de aproximadamente meio milhão de reais, o projeto foi um dos 96 selecionados em todo o país pelo Edital do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, promovido pela Embrapa/Consórcio Pesquisa Café. As pesquisas serão desenvolvidas na UTFPR Toledo e em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo, depois da água, e seu alto valor comercial o torna alvo frequente de fraudes, como mistura de diferentes espécies, adição de cascas, milho e outros elementos que reduzem sua qualidade. Atualmente, a legislação brasileira utiliza métodos microscópicos e visuais para identificar essas adulterações, mas eles dependem fortemente da experiência do analista, o que pode resultar em análises subjetivas e com menor confiabilidade.

Diante desse cenário, o projeto aposta em duas abordagens promissoras: a Espectroscopia de Quebra Induzida por Laser (LIBS) permite detectar rapidamente contaminantes em baixíssimas concentrações, enquanto as técnicas de biologia molecular auxiliam na identificação precisa das espécies presentes em blends de café moído. A combinação desses métodos representa uma alternativa moderna para reforçar o controle de qualidade de um produto de grande relevância econômica e cultural.

Também participam da equipe os pesquisadores Otniel Freitas Silva, Andressa Moreira de Souza e Davy William Hidalgo Chávez, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, e o professor/pesquisador Gustavo Nicolodelli, da UFSC. Parte dos resultados preliminares já foi apresentada na SBFoton International Optics and Photonics Conference (IOPC25), um dos principais eventos internacionais da área.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaanao